10 conselhos de Ben Bernanke para a vida e para a carreira

O presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, cita alguns conselhos de carreiras testadas em situações reais para formandos

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Durante o discurso de abertura para formandos da Universidade de Princeton, o presidente do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, Ben Bernanke, compartilhou alguns conselhos de carreira.

Segundo o site Business Insider, antes de se tornar presidente do Federal Reserve, Bernanke foi professor de economia por seis anos na universidade. Segundo ele, os conselhos foram testados em situações reais, mas o desempenho do passado não é garantia de resultados futuros. Confira quais são as dicas:

1. A vida é imprevisível
A maioria das pessoas seguiu planos de vida diferentes do que pretendia. Você pode tentar mapear sua vida, mas provavelmente ela seguirá outros rumos. “Isso é uma coisa boa, não é ruim, pra que saber o final de uma história que está apenas começando? Não tenha medo de apostar em um futuro incerto.”

Continua depois da publicidade

2. Seu maior projeto é o desenvolvimento pessoal
Mesmo que a vida seja imprevisível, é preciso pensar em seus objetivos e nas pessoas com quem você quer estar por perto. “Será que o fato de nossas vidas não seguirem os caminhos que objetivamos quando jovens significa que não é necessário um planejamento? É claro que não. Cada um de nós temos um grande projeto ao longo da vida: o desenvolvimento de si mesmo como um ser humano”, disse Bernanke.

Para o ele, a família, amigos e a universidade lhe mostram o começo, mas é você quem escolhe o que fará com o resto de sua vida. “Se você não está feliz consigo mesmo, até as melhores conquistas não lhe trarão satisfação.”

3. O dever em melhorar o mundo
Um sistema meritocrático é o mais utilizado, mas nenhum sistema é verdadeiramente justo. Dentro de sistemas meritocráticos, alguns são bem-sucedidos pela sorte e, por isso, aqueles verdadeiramente bem-sucedidos têm o dever de trabalhar para a melhoria de todos.

Continua depois da publicidade

“A única maneira de tornar um sistema justo é dar mais valor ao trabalho duro, contribuir para a melhoria do mundo e compartilhar sua sorte com todos.”

4. Quem é digno de admiração
As pessoas que melhor utilizam suas vantagens, ou superam as adversidades, são aquelas que trabalham honestamente e que são dignas de admiração. “Essas pessoas são mais divertidas para tomar uma cerveja com amigos também. Isso é tudo que eu sei sobre sociologia.”

5. A força das ideias
Segundo o presidente do Federal Reserve, se render diante dos problemas complexos e possivelmente intratáveis é a principal fonte dos maus resultados. Para ele, as ideias são as forças que movem o mundo. “Se você está inclinado nesta direção, pode ser desafiador, mas valerá a pena.”

Publicidade

6. A importância da economia
“A economia é um campo altamente sofisticado de pensamento, que é excelente para explicar aos políticos que suas escolhas feitas no passado estavam erradas. Sobre o futuro, nem tanto”, disse ele.

Segundo Ben, a análise econômica cuidadosa tem uma importante vantagem: ajudar a aniquilar ideias que são inconsistentes logicamente ou estão em desacordo com os dados.

7. Dinheiro não é tudo
Dinheiro é algo importante, mas fazer grandes decisões, como a escolha de sua carreira, baseadas apenas nele é um erro. “Decidir por uma profissão que apenas dá dinheiro e não o prazer, lhe trará a infelicidade.”

Continua depois da publicidade

8. Sucesso nem sempre é preciso
Ninguém gosta de falhar, mas o fracasso é parte essencial da vida e da aprendizagem. “Se seu uniforme não está sujo, você nem jogou.”

9. Escolhas certas
Na hora de escolher um parceiro para a vida, acho que além de beleza, é preciso ter companheirismo. “Vocês dois terão uma longa viagem juntos, e você precisará de apoio e companheirismo muito mais vezes que a atração. Eu não posso imaginar qualquer escolha mais importante de uma viagem longa que uma boa escolha de um companheiro de viagem.”

10. Seus pais fazem parte desta jornada
“Chame sua mãe e seu pai de vez em quando. Um dia, vocês serão pais e vão querer passar por esse momento especial de seus filhos. Além disso, lembrem-se que foram eles que pagaram suas mensalidades.”