Fiocruz, parceira de AstraZeneca/Oxford, teme atraso de vacinas por falta de insumos

O instituto de pesquisa tinha previsão de entregar o primeiro milhão de doses na semana de 8 de fevereiro

Bloomberg

(Pexels)

Publicidade

A Fiocruz, que tem parceria com a AstraZeneca e Oxford para produzir vacinas contra o coronavírus no Brasil, disse que corre o risco de não entregar os imunizantes no prazo previsto devido à dificuldade em conseguir um insumo fundamental da China.

O instituto de pesquisa tinha previsão de entregar o primeiro milhão de doses na semana de 8 de fevereiro, que então serão distribuídas em todo o Brasil. Mas o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina está parado na China, aguardando aprovação para ser enviado.

“É uma questão burocrática. Entramos com o pedido em 9 de dezembro e não tínhamos expectativa de que esse trâmite fosse durar mais de um mês”, disse o vice-presidente da Fiocruz, Marco Krieger, em entrevista por vídeo na segunda-feira. “Vamos manter esse cronograma por mais alguns dias, temos alguma margem, mas não muito. Se a incerteza das datas continuar, infelizmente teremos um atraso.”

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A preocupação com a falta de vacinas até para grupos prioritários surge quase simultaneamente ao início da campanha de vacinação, que começa semanas depois de países incluindo Argentina e México. Na segunda-feira, o governo começou a distribuir 6 milhões de doses produzidas pela chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, a única vacina disponível no país.

Ainda assim, o Butantan também enfrenta falta de insumos da China, o que deixa o instituto com apenas outras 4,8 milhões de doses antes de ficar sem estoque. O total produzido até agora não é suficiente para cobrir nem mesmo os primeiros na fila a serem vacinados.

A Embaixada da China disse em mensagem de texto que o governo chinês atribui “alta importância” à cooperação com o Brasil no combate à pandemia e afirmou que o assunto dos insumos parados “está sendo tratado pelas empresas no âmbito do contrato firmado e conforme os procedimentos estabelecidos.”

Continua depois da publicidade

Aumento rápido

A Fiocruz, que já abastece o Brasil com a maior parte das vacinas usadas no programa nacional de imunização anual, triplicará a capacidade com os imunizantes contra a Covid-19.

A expansão da produção será rápida: após alguns lotes de testes, a expectativa é produzir 350 mil doses diárias até a segunda semana, e o dobro na semana seguinte. Até o final de março, a Fiocruz espera estar produzindo 1,4 milhão de doses por dia, que serão fornecidas integralmente ao SUS. Não há planos de exportar neste momento.

A Fiocruz planeja iniciar a produção local do IFA em abril, o que deve impulsionar a produção. Krieger disse que é “impossível” acelerar o processo, pois os equipamentos ainda estão chegando e a Anvisa tem que aprovar a nova linha de produção, o que está previsto para acontecer em março.

Continua depois da publicidade

“Iniciando a produção em abril, começaremos as entregas em agosto, com a vantagem de ser um lote grande”, disse. “Esta não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona. Temos que nos preparar para produzir milhões e milhões de vacinas neste ano e, provavelmente, no próximo.”

A meta é que a vacina produzida localmente custe menos de US$ 4 a dose incluindo o pagamento de royalties, disse. É muito cedo para especular sobre um prazo para que todos os 212 milhões de brasileiros sejam vacinados – os imunizantes ainda não foram testados em grupos que representam 30% da população -, mas Krieger diz que 150 milhões de pessoas serão “tranquilamente” imunizadas até o fim do ano.

Estudos mostram que um intervalo de três meses entre as duas doses oferece a melhor proteção, disse Krieger, acrescentando que a segunda dose gera uma resposta imunológica significativa.

Publicidade

Novas cepas

Krieger diz que a Fiocruz deve enviar os documentos para o registro definitivo da vacina Astra/Oxford junto à Anvisa nesta semana, agora que a corrida para liberar tanto o imunizante da Astra quanto o produzido pela Sinovac/Butantan para uso emergencial terminou.

Ainda não há preocupação de que as novas variantes – como a encontrada em Manaus – não respondam às vacinas atualmente disponíveis. Mas, com a espera, o coronavírus continua a se propagar pelo Brasil.

A média móvel de sete dias de casos no país está perto de um recorde há cerca de 10 dias, enquanto a média móvel de mortes diárias está nos níveis vistos pela última vez em agosto. Com cerca de 8,5 milhões de infecções, o Brasil tem o terceiro maior número de casos do mundo, atrás apenas dos EUA em mortes, com mais de 210 mil óbitos devido ao vírus.

Continua depois da publicidade

“Nenhum país está lidando bem com a segunda onda”, disse. “Mas é claro que estamos no pior momento, com as medidas de contenção tendo baixa eficácia.”