Opep+ fecha acordo para reduzir produção com corte de sauditas

Com o acordo, fechado após dois dias de negociações, a cotação do petróleo chegou a atingir o maior nível em 10 meses em Nova York

Bloomberg

Petróleo (Fonte: Bloomberg)

Publicidade

(Bloomberg) — A Opep+ chegou a um acordo para reduzir a oferta de petróleo no mês que vem. E a Arábia Saudita carregará o maior fardo dos cortes na produção, enquanto outros países não farão mudanças ou terão um pequeno aumento, disseram os delegados.

Com o acordo, fechado após dois dias de negociações, a cotação do petróleo chegou a atingir o maior nível em 10 meses em Nova York. Ao que parece, o pacto deu à maioria dos membros do grupo o que queriam – o suporte para os preços desejado pela Arábia Saudita e o aumento da produção exigido pela Rússia.

A Arábia Saudita não divulgou o tamanho de sua redução extra, disseram os delegados, que não quiseram ser identificados. A última vez que o reino fez um corte unilateral, em junho do ano passado, retirou do mercado mais 1 milhão de barris diários em oferta.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em contraste, a Rússia e o Cazaquistão terão permissão para aumentar a produção em fevereiro em 75 mil barris por dia no total, disseram os delegados. É um aumento simbólico para os dois maiores produtores da aliança que não fazem parte da Opep.

O restante dos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados estavam perto de um consenso para manter a produção estável em fevereiro, disseram os delegados.

Com as propostas, a oferta no mercado global será menor em fevereiro do que operadores esperavam antes desta semana.

Continua depois da publicidade

Quer migrar para uma das profissões mais bem remuneradas do país e ter a chance de trabalhar na rede da XP Inc.? Clique aqui e assista à série gratuita Carreira no Mercado Financeiro!