XP Inc. tem alta de 119% no lucro líquido ajustado no 3º trimestre, para R$ 570 milhões

Já a receita líquida avançou 55% na comparação anual, passando de R$ 1,356 bilhão para R$ 2,101 bilhões

Equipe InfoMoney

Guilherme Benchimol IPO XP Nasdaq (Foto: Tiago Ribeiro/Divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO – A XP Inc. registrou um lucro líquido de R$ 570 milhões no terceiro trimestre deste ano, valor que representa uma alta de 119% sobre os R$ 261 milhões apresentados um ano atrás.

Na comparação com o segundo trimestre, porém, o lucro ficou praticamente estável, com leve avanço de 1% sobre os R$ 565 milhões entre abril e junho.

Já a receita líquida avançou 55% na comparação anual, passando de R$ 1,356 bilhão para R$ 2,101 bilhões. O valor também é 9% superior ao apresentado no segundo trimestre deste ano, de R$ 1,921 bilhão.

Continua depois da publicidade

A margem líquida ajustada passou de 19,2% no terceiro trimestre de 2019 para 27,1% no mesmo período de 2020, uma alta de 7,9 pontos percentuais. Já no trimestre anterior, o percentual era de 29,4%.

Durante coletiva de imprensa, Bruno Constantino, CFO da XP, explicou que esta queda tem relação com o investimento da empresa em tecnologia e novos funcionários.

Segundo ele, estes investimentos entram no opex (despesas operacionais) e por isso acabam tendo impacto no curto prazo. Por outro lado, ele afirmou que, conforme os projetos da empresa forem maturando, estes números tendem a melhorar.

Continua depois da publicidade

O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado, por sua vez, subiu 63% na comparação anual, passando de R$ 390 milhões para R$ 636 milhões.

Enquanto isso, a base de clientes ativo da XP saltou 72% em um ano, passando de 1,536 milhão para 2,645 milhões. Segundo a companhia, essa alta se deu liderada principalmente pelas marcas Rico e Clear.

Em seu release de resultados, a empresa disse ainda que acelerou os investimentos em tecnologia e pessoas para “fortalecer ainda mais nossa plataforma e proporcionar uma experiência diferenciada ao cliente”. “Nossa visão integra um modelo ágil com nossas iniciativas estratégicas, utilizando mais análise de dados para tomada de decisão e impulsionando maior escalabilidade em nossos negócios”, explica a empresa.

Continua depois da publicidade

Treinamento gratuito do InfoMoney mostra como encontrar oportunidades de investimentos escondidas nos gráficos e fazer a primeira operação. Assista aqui!