Como foram escolhidas as melhores empresas da Bolsa em 2020

Conheça a metodologia criada pelo InfoMoney em parceria com a Economatica e o Ibmec para premiar as companhias de capital aberto

Giuliana Napolitano

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SÃO PAULO – O ranking de melhores empresas da Bolsa foi criado em 2019 pelo InfoMoney, com base numa metodologia feita em parceria com a empresa de informações financeiras Economatica e o Ibmec, uma das melhores escolas de negócios do país.

A Economatica analisou os resultados financeiros das companhias, enquanto o Ibmec avaliou práticas de governança corporativas (conheça as vencedoras do ranking de 2020).

Veja, a seguir, a metodologia usada em cada caso.

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A metodologia da Economatica

Essa parte do ranking analisa as empresas brasileiras com ações negociadas em bolsa de acordo com a rentabilidade e o desempenho da ação

A rentabilidade é analisada a partir de duas métricas:

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O desempenho da ação é analisado a partir de duas métricas:

Resultados da Economatica

A partir dessas métricas, foram criadas duas categorias de premiação, geral e revelação.

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Prêmio geral
Fazem parte dessa categoria as empresas com capital aberto há, no mínimo, três anos. Com o objetivo de premiar a consistência de resultados, as métricas de rentabilidade e desempenho da ação foram analisadas para o período de 3 anos.

A posição de cada empresa no ranking geral é a soma de suas posições em cada um dos 6 rankings parciais abaixo, os quais recebem diferentes pesos:

Peso 25%: Posição no ranking de rentabilidade de 30/6/2019 a 30/6/2020

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Peso 25%: Posição no ranking de desempenho de 30/6/2019 a 30/6/2020

Peso 15%: Posição no ranking de rentabilidade de 30/6/2018 a 30/6/2019

Peso 15%: Posição no ranking de desempenho da ação de 30/6/2018 a 30/6/2019

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Peso 10%: Posição no ranking de rentabilidade de 30/6/2017 a 30/6/2018

Peso 10%: Posição no ranking de desempenho da ação de 30/6/2017 a 30/6/2018

A posição da empresa em cada ranking parcial é a média das posições em cada uma das duas métricas. No caso de empate nos valores de alguma métrica, o desempate é feito pelo volume diário médio de negociação no ano.

Prêmio revelação

Com o objetivo de incluir as empresas que abriram, foi criado o prêmio revelação, que reúne as companhias que abriram capital há menos de três anos e que têm, ao menos, três anos de resultados publicados.

Os critérios analisados são os mesmos do prêmio geral: a diferença é que o período de análise é mais curto, de apenas um ano.

Critérios de exclusão

Além disso, as empresas que fazem parte de cada um desses 6 rankings parciais devem atender determinado requisitos. As empresas que foram descartadas ficam na última posição naquele ranking.

Requisitos que a empresa deve atender para participar do ranking de rentabilidade do ano “X”:

Requisitos que a empresa deve atender para participar do ranking de desempenho da ação do ano “X”:

Outro motivo que pode levar ao descarte é a empresa não ter disponibilizado os dados referentes a determinado ano. Isso acontece inclusive para empresas novas que passaram a ser negociadas na bolsa recentemente. Então, segundo a metodologia geral do ranking, as empresas novas serão penalizadas porque ficarão em último lugar nos rankings dos anos em que elas ainda não eram negociadas em bolsa.

Participaram do ranking apenas empresas que estão atualmente sendo negociadas na B3, exceto as registradas na modalidade “Balcão Organizado”.

Nos rankings de retorno e prêmios das ações, as empresas que têm mais de uma classe de ação (ON, PN ou Unit) foram representadas por uma única classe. A classe escolhida foi aquela com maior liquidez atualmente (no último mês). Mesmo que outra classe de ação da empresa tivesse maior liquidez no passado, a classe que representou a empresa em todos anos foi aquela com maior liquidez atualmente.

Em cada um dos rankings de lucro os dados de cada empresa foram extraídos preferencialmente de seus balanços consolidados (Patrimônio Líquido dos anos X, X-1, X-2, ROE, Delta ROE). Se, entretanto, um ou mais destes dados não estava disponível no balanço consolidado, então, para esta empresa, todos os dados daquele ranking foram extraídos do balanço não-consolidado.

A metodologia do Ibmec

Para medir as práticas de governança corporativa das empresas de capital aberto, foram analisados quatro critérios:

Em cada um dos critérios, foram avaliados os seguintes tópicos:

1. Código de Ética e Conduta ou outro(s) documento(s) formalizado(s) que estabelece(m) os padrões de conduta e ética esperados de todos os empregados e administradores da empresa (PJ)

1.1. A PJ exibe publicamente Código de Ética e Conduta, ou documento equivalente, disponível em português?

1.2. Em relação ao conteúdo, o documento apresentado:
a) Inclui expressamente a ética e/ou a integridade entre os princípios ou valores da PJ?
b) Está alinhado com as especificidades da PJ, como áreas de atuação e grau de interação com a administração pública?
c) Está alinhado com a legislação anticorrupção brasileira, contendo vedações expressas à prática de corrupção e outros atos lesivos à administração pública?
d) Indica expressamente a existência de área responsável para dirimir dúvidas sobre sua aplicação?

1.3. Em relação à acessibilidade, o documento apresentado:
a) Está escrito ou possui uma versão em fácil compreensão didática, com exemplos, desenhos, gravuras, casos, histórias etc.?

1.4. Sobre a aplicação do Código de Ética e Conduta ou documento equivalente a terceiros (código específico para terceiros, por exemplo), como fornecedores, prestadores de serviço, agentes intermediários e associados:
a) O código proíbe expressamente a prática de corrupção e outros atos lesivos à administração pública por parte dos terceiros?
b) A PJ solicita que os terceiros declarem expressamente estarem cientes da existência desse documento?

1.5. Sobre a prevenção de fraudes e ilícitos nas interações da PJ com a administração pública:
1.5.1. A PJ disponibiliza políticas e procedimentos que:
a) Vedam expressamente a concessão de vantagens indevidas, econômicas ou não, a agentes públicos?
b) Tratam do oferecimento de presentes, brindes e hospitalidades (refeições, entretenimento, viagem e hospedagem) a agentes públicos?
c) Tratam da prevenção de conflito de interesses nas relações com a administração pública, incluindo contratações de agentes públicos e seus familiares?
d) Estabelecem orientações e controles sobre temas como realização de reuniões, encontros e outros tipos de interações entre administradores e empregados da PJ com agentes públicos?
e) Estabelecem orientações específicas para que seus administradores, empregados ou terceiros agindo em nome da PJ cooperem com eventuais investigações e fiscalizações realizadas por órgãos, entidades ou agentes públicos?

1.6. As políticas e procedimentos existentes podem ser facilmente acessados pelos empregados da PJ?

1.7. Sobre as políticas e procedimentos específicos para prevenção de fraudes e ilícitos no âmbito de processos licitatórios e na execução de contratos administrativos:
1.7.1. Nas políticas e procedimentos existentes, há orientações sobre a conduta esperada, nos processos licitatórios e na execução de contratos administrativos, dos:
a) Empregados da PJ?
b) Terceiros que atuam em nome da PJ nos processos licitatórios e na execução de contratos administrativos?

1.8. Em relação ao conteúdo, as políticas e procedimentos:
a) Tratam da relação da PJ com seus concorrentes, a fim de evitar práticas anticoncorrenciais que possibilitem a fraude em processos licitatórios e na execução de contratos administrativos?
b) Tratam do acompanhamento da execução dos contratos celebrados com a Administração Pública?
c) Indicam expressamente os responsáveis por autorizar a adoção de medidas relacionadas à participação em licitações e celebração/prorrogação de contratos administrativos?

2. Canais de denúncia de irregularidades

2.1. A PJ disponibiliza, no idioma português, canais para realização de denúncias:
a) Para os seus empregados?
b) Para o público externo em geral?

2.2. Os canais de denúncia existentes:
a) Indicam expressamente que podem ser utilizados para realização de denúncias relacionadas à corrupção e demais irregularidades previstas na Lei n. 12.846/2013?
b) Indicam expressamente as garantias de proteção oferecidas aos denunciantes?
c) Possibilitam o acompanhamento da apuração da denúncia pelo denunciante?

2.3. A PJ tem procedimentos formalizados que:
a) Regulamentam a apuração da denúncia realizada?
b) Estabelecem as sanções a serem aplicadas?

2.4. O Código de Ética e Conduta, ou outro documento equivalente, indica expressamente os canais para realização de denúncias de violações éticas/legais?

2.5. O Código de Ética e Conduta, ou outro documento equivalente, prevê expressamente as garantias para proteção do denunciante de boa-fé?

2.6. O Código de Ética e Conduta, ou outro documento equivalente, menciona a possibilidade de aplicação de sanções para aqueles que cometerem violações éticas/legais, independentemente do cargo ou função ocupados pelo infrator?

2.7. O Código de Ética e Conduta, ou outro documento equivalente, indica os canais de denúncias disponíveis para os terceiros?

2.8. O Código de Ética e Conduta, ou outro documento equivalente, menciona a possibilidade de aplicação de sanções para os terceiros que cometerem violações éticas/legais?

3. Itens impeditivos divulgados publicamente, na imprensa, envolvendo a empresa e/ou seus principais executivos:

3.1. Condenação/inquérito/processo por crimes ambientais na posição de réu e/ou investigado;
3.2. Condenação/inquérito/processo por crimes de corrupção na posição de réu e/ou investigado;
3.3 Condenação/inquérito/processo por crimes de prevenção a lavagem de dinheiro na posição de réu e/ou investigado.

4. Composição do conselho de administração

4.1. Foram excluídas as empresas cujo conselho não tivesse características de independência em relação à administração da empresa – por exemplo, com acúmulo de função de cargos executivos e de conselho.

Resultado do Ibmec
As empresas que não foram aprovadas em um desses tópicos foram excluídas do ranking.

Resultado final do ranking

As empresas vencedoras são as que aparecem na primeira colocação no ranking da Economatica e foram aprovadas nos critérios de governança corporativa do Ibmec.

A premiação foi dividida em três categorias:

  1. Setorial
    Premia as melhores empresas da Bolsa em sete setores: bens industriais, consumo, materiais básicos, petróleo e gás, saúde, tecnologia e telecomunicações e utilidade pública. Foram considerados os resultados dessas companhias num período de três anos (2016 a 2018).

  2. “A melhor empresa da Bolsa”
    Premia a melhor colocada entre os setores analisados.

  3. Revelação
    Premia as empresas que abriram capital há menos de 3 anos e que têm, ao menos, três anos de resultados publicados.

Giuliana Napolitano

Editora-chefe do InfoMoney, escreve e edita matérias sobre finanças e negócios. É co-autora do livro Fora da Curva, que reúne as histórias de alguns dos principais investidores do país.