Petróleo segue em alta, com temor de conflito entre Iraque e EUA

Declarações do governo iraquiano contra os EUA deixam investidores nervosos; mercado teme represália dos EUA

Publicidade

SÃO PAULO – A cotação do barril do petróleo Brent, negociado no mercado de Londres, atinge US$ 26,00
nesta terça-feira, leve baixa de 0,15% em relação ao último fechamento.
O preço da commodity opera com leve alta diante dos temores dos investidores quanto a um agravamento no conflito entre o Iraque e os EUA. Membros do governo iraquiano declararam que não permitirão mais a entrada dos inspetores de armas da ONU no seu país.
Administração de Bush foi chamada de confusa

Além disso, a administração de Bush foi chamada de confusa. O Iraque também afirmou que os EUA estão utilizando o problema da inspeção das armas como pretexto para aumentar as tensões entre os dois países.
A mensagem ocorre alguns dias depois do convite formal feito pelo próprio presidente do Iraque, Saddam Russein, solicitando a visita dos inspetores da ONU.
Com isso, os investidores temem uma represália do governo americano às declarações do Iraque, o que pode provocar uma queda na oferta de petróleo mundial, visto que o Iraque é um dos maiores produtores da commodity no mundo.
Alta no mês é de 2,20%

Apesar do desempenho negativo
de hoje, o petróleo acumula alta de 2,20% neste mês de agosto.

Por sua vez, a variação no ano fica positiva em 30,65%, já que a
commodity encerrou o ano passado cotada a US$
19,90 por barril em Londres.