Armínio Fraga espera que Guedes desista de nova CPMF

Para sócio da Gávea, imposto sobre transações financeiras é cumulativo, regressivo e tem “base tributária fraca”, afetando funcionamento dos mercados

Bloomberg

Armínio Fraga, sócio da gestora Gávea e ex-presidente do Banco Central / Flavio Santana/Biofoto

Publicidade

(Bloomberg) — Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, disse que espera que o ministro da Economia, Paulo Guedes, desista da criação de um novo imposto sobre transações financeiras parecido com a CPMF.

“Ele parece inflexível, infelizmente,” disse Fraga, em entrevista por meio de vídeo. “É uma obsessão; do ponto de vista macroeconômico, é um imposto péssimo.”

O sócio da empresa de gestão de recursos Gávea Investimentos defende uma ampla reforma tributária, com aumento de impostos, mas não concorda com a criação do imposto sobre transações financeiras, que ele diz ser cumulativo, regressivo e ter “base tributária fraca”, afetando o funcionamento dos mercados, não só financeiros.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Acima de tudo, é imposto sorrateiro, e eu, como liberal que sou, acho que as pessoas devem saber quando estão pagando em impostos.” Leia mais pontos da entrevista de Fraga clicando aqui.