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SÃO PAULO – Convivemos com líderes o tempo todo, durante toda a nossa vida: seja no trabalho, na escola ou nas nossas famílias, sempre existe alguma pessoa que se destaca servindo como inspiração para as demais. No entanto, quais são as características que elas têm em comum e que fazem delas incríveis a ponto de serem seguidas? Quais são as lições de liderança que podem ser levadas para cargos de chefia? Descubra a seguir:
1 – Honestidade
Um bom líder é aquele que sabe falar a verdade aos seus colegas de trabalho da forma que cause o menor impacto negativo o possível. A honestidade, quando usada da maneira certa, faz com que as pessoas se unam e tenham a sensação de que formam uma equipe que trabalha em busca do melhor.
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2 – Comunicação
Uma posição de liderança exige da pessoa que a ocupa uma boa relação com as demais. Por isso, é necessário que a comunicação do líder com os funcionários seja clara e objetiva deixando explícitas quais são as metas a serem atingidas.
3 – Confiança
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A confiança é fundamental para que cada funcionário sinta-se capaz e responsável pelas conquistas da equipe em prol da empresa. Dentro da confiança está também a capacidade de delegar tarefas, pois só um bom líder é capaz de dar tarefas e subsídios aos funcionários, descentralizando a gestão.
4 – Comprometimento
Imagine um chefe que falta praticamente todos os dias da semana por motivos pessoais? Nada bom, não é? Isso porque um bom líder deve demonstrar comprometimento com seu trabalho e sua equipe, bem como interesse pelas atividades que estão sendo desempenhadas.
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5 – Positividade
Pessoas negativas atraem resultados negativos, portanto é importante que um líder seja positivo e procure sempre encorajar sua equipe, elogiando-a quando algo bom é conquistado e oferecendo boas perspectivas. O bom humor – não no sentido de fazer piadas, mas de estar bem disposto na maior parte do tempo – também é muito bem-vindo.
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