Empresas devem adotar nova versão da GEFIP em março

Documento é utilizado para o recolhimento do FGTS, além de informar dados do trabalhador à Previdência Social

•

Publicidade

SÃO PAULO – As empresas que são obrigadas a entregar mensalmente a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GEFIP) devem ficar atentas para novas mudanças a partir do próximo mês de março.

Essas empresas deverão utilizar uma nova versão do programa para o envio destas informações, o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP).

Nova versão já está na internet

A nova versão do programa traz cerca de vinte alterações no formulário original, entre elas a possibilidade de informações exclusivas de valores pagos a cooperativas de trabalho e também com dados de retenção.

O novo modelo, desenvolvido em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), está disponível na internet nos site da Previdência Social e da CEF.

Saiba mais sobre a GEFIP

Segundo dados da Previdência Social, atualmente existem 800 mil empresas que estão obrigadas à entrega da GEFIP, que traz entre suas finalidades o recolhimento do FGTS do trabalhador, já que para efetuar o pagamento do benefício, que vence sempre no dia sete do mês, é necessário utilizar a guia.

Além disso, a GEFIP informa todos os fatos geradores de contribuições à Previdência Social, o que facilita a concessão de benefícios por parte da Previdência. A guia traz ainda outros dados importantes, como: remuneração dos trabalhadores, valores devidos ao INSS, condições de trabalho, entre outros.

Continua depois da publicidade

Por fim, vale lembrar que os seguintes empregadores não estão obrigadas a entregar o documento:

Fonte: Ministério da Previdência Social