Publicidade
SÃO PAULO – Se, por mais que você economize, a conta de energia elétrica sempre vem muita alta, a questão pode não ser hábitos de consumo. O problema pode estar, na verdade, no vazamento de eletricidade. E quem não ajustar esse detalhe não tem apenas de arcar com mais dinheiro para pagar a conta no final do mês: há ainda o risco de acidentes, como curto-circuitos.
Conforme a Eletropaulo, a fuga de energia é resultado de emendas mal feitas nos fios, de fios desencapados, mal dimensionados ou com isolamento desgastado pelo tempo, ou eletrodomésticos defeituosos.
Aprendendo a identificar
É possível identificar o problema de uma maneira bem simples. Tire todos os aparelhos das tomadas e apague as luzes. Em seguida, aguarde vinte minutos e verifique o disco do medidor.
Análise de Ações com Warren Buffett
Se ele estiver parado, é hora de economizar, ficando menos tempo no banho e apagando as luzes, quando deixar os cômodos, por exemplo. Caso ele fique em movimento, há vazamento de eletricidade.
Descobrindo a origem
Agora, para descobrir de onde sai essa energia, é necessário desligar a chave geral ou os disjuntores. É preciso esperar mais 20 minutos antes de analisar novamente o disco do medidos.
Continua depois da publicidade
Caso ele pare de funcionar, o problema é na instalação. A indicação da Eletropaulo, então, é chamar um eletricista, para que ele avalie qual a origem do problema e possa resolvê-lo.
Por outro lado, se o medidor continuar girando, o defeito pode estar no próprio equipamento. Neste caso, entre em contato com a sua concessionária de energia elétrica e peça para que técnicos façam uma verificação.
Não era nenhum…
Caso não tenha sido identificado defeito nem no medidor e nem na instalação, a causa pode ser, na verdade, com os eletrodomésticos. A identificação é feita da seguinte maneira:
- Ligue novamente a chave geral (disjuntor ou fusível), mantenha todos os aparelhos desligados das tomadas e apague as luzes;
- Ligue um aparelho por vez em uma tomada, sem fazê-lo funcionar. O teste pode ser feito com a geladeira, o rádio-relógio, o videocassete ou qualquer outro aparelho automático que se liga sozinho e que deve ser desligado da tomada na hora do teste;
- Verifique o disco do medidor de energia elétrica. Se ele começar a girar, está comprovado que o eletrodoméstico ou a tomada tem algum defeito. Conecte outro eletrodoméstico na mesma tomada, porém sem ligá-lo, e verifique novamente se o disco do medidor continua a girar.
Caso continue, o defeito está na tomada. Há ainda a possibilidade de os dois aparelhos estarem com defeito. Para confirmar, teste-os em outra saída de energia.