Publicidade
SÃO PAULO – O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) registrou variação positiva de 0,59% nos preços em agosto, variação superior daquela apurada em julho, de 0,32%.
O acumulado em 2007 situou-se em 3,13%, acima da taxa apurada no ano passado (+1,16%). Nos últimos doze meses, a alta nos preços medida pelo INPC foi de 4,82%, também acima dos 4,19% mensurados nos doze meses imediatamente anteriores.
Vale lembrar que, em agosto de 2006, o INPC registrou deflação de 0,02%. Em conjunto com o IPCA, o índice foi divulgado na manhã desta quinta-feira, dia 6 de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Belém tem maior alta
Segundo o IBGE, o preço dos produtos alimentícios apresentou variação positiva de 1,52% em agosto, enquanto os produtos não-alimentícios marcaram inflação de 0,23%.
Os maiores índices regionais foram registrados em Belém, com alta de 1,05% enquanto Curitiba (+0,28%) registrou o menor resultado.
Entenda o Índice Nacional de Preços ao Consumidor
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor é calculado desde 1979 pelo IBGE em nove regiões metropolitanas do Brasil, além dos municípios de Goiânia e Brasília.
Continua depois da publicidade
Sua diferença em relação ao IPCA, também medido pelo IBGE, é que o INPC leva em conta apenas às famílias com rendimento entre 1 e 8 salários mínimos, enquanto o IPCA considera um intervalo entre 1 e 40 salários mínimos.