As lições de Benchimol e Luiza Trajano para superar a crise: transformação digital e fortalecimento da cultura

CEO da XP Inc. e presidente do conselho do Magazine Luiza discutiram se o home office veio para ficar e o futuro dos negócios pós-pandemia em evento online

Giovanna Sutto

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SÃO PAULO – “A epidemia deixou evidente que não tem como não ser digital. Se você ainda não é, vai ter que ser. A cada crise que passamos fui descobrindo que precisamos ser antifrágeis, no sentindo de que precisamos montar um negócio que cada vez mais sobreviva a qualquer tipo de cenário. Os clientes querem os melhores produtos, com preço baixo e o mais rápido possível”, afirmou Guilherme Benchimol, fundador e CEO da XP Inc.

Na noite desta quinta-feira (4), ele e Luiza Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, participaram de uma conversa durante o evento Connections, da Monte Bravo Investimentos, escritório de agentes autônomos filiados à XP Inc.

Trajano também ressaltou a importância de ser digital em meio à crise. “O digital é uma cultura da experimentação. Tenta, não deu certo? Muda rápido e se acertou multiplica. A inovação e o [bom] atendimento são as únicas coisas que vão diferenciar o negócio. E não tem como inovar sem o digital”.

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Para ela, manter o foco nas vendas sempre, sem se distrair dessa meta quando o negócio começa a crescer é crucial para a empresa deslanchar. “Para o empreendedor crescer ele precisa descentralizar e ter foco. E foco na venda que é a gasolina do negócio. Quando a venda acontece tudo dá certo. Agora, se o cliente tá mal servido, é outro problema. O dia em que eu não receber uma reclamação de cliente, aí saberei que a empresa está bem”, diz Trajano.

A importância da cultura na crise

Benchimol conta que quem é o empreendedor que está começando nem sempre se preocupa com a cultura e tá mais preocupado em sobreviver e vender, mas ele ressaltou quatro pontos que devem ser levados em consideração:

Economia

Questionado por Luiza sobre como melhorar a imagem do Brasil lá fora, Benchimol disse que a sociedade está se empoderando durante a crise e empreendendo mais, o que deve ser visto com bons olhos pelo investidor estrangeiro.

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“O país fica mais forte se é a sociedade que puxa o crescimento. Mas é difícil empoderar a sociedade com juros tão elevados. Desde o Plano Real o Brasil teve juros de mais de 13% ao ano em média. Quem vai ter coragem de sair da poupança e tomar risco? Isso sem contar as burocracias. Mas a gente vem tentando administrar melhor as contas públicas e podemos terminar o ano com juros de 2%”, afirma o CEO.

Ele detalha como a redução dos juros pode mudar a mentalidade dos brasileiros. “Uma pessoa que tinha R$ 500 mil guardado com juros de 13% ao ano, ganhava R$ 65 mil por ano sem risco e com alta liquidez. Essa renda no fim deste ano pode cair 85% e esse ganho passará a ser de R$ 10 mil. E isso vai obrigar a pessoa a tomar risco, pensar em empreender, investir diferente e começa a ser uma transformação”, diz.

Mulheres

A presença das mulheres no mercado também foi pauta da conversa. Luiza Trajano disse que hoje apenas 7% dos conselhos de empresas são formados por mulheres e defendeu iniciativas para ampliar a presença feminina em posições de liderança. “Eu sou a favor de cotas, é um processo transitório, mas necessário para eliminar a desigualdade. Como eu digo na empresa, para os meus diretores, mulher ganhar mais que homem é uma questão de caneta.”

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Ela também reforçou que o avanço passa pela mudança de posturas, tanto das empresas quanto das próprias mulheres. “Para as mulheres, eu digo: enquanto vocês não trabalharem a culpa, de ganhar bem, de crescer, não vai mudar. E para as empresas eu falo: sejam inteligentes, toda vez que eu indico uma mulher para alguma posição e o conselho fala sim, o negócio dá um salto, porque são elas que decidem tudo hoje.”

E o futuro?

Ao ser questionada sobre o futuro da empresa, Luiza disse que segue acreditando no poder das lojas físicas. “Nós abrimos 150 lojas físicas no ano passado, se eu não acreditasse no modelo eu não abriria. E nós vamos continuar, vamos abrir loja em Brasília neste ano, por exemplo. O Brasil é grande, as pessoas gostam do calor humano e quando eu abro uma loja física, eu vendo muito mais na internet”, diz.

Ela ponderou, no entanto, que o modelo vai se reinventar e as lojas devem passar a funcionar também como um ponto de encontro e de socialização, por isso devem se preocupar mais com a experiência do cliente. “A loja tem que ter um pãozinho de queijo, um cheiro, tem que ser um parque de diversão para o cliente”, comenta.

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Na mesma linha, ao responder uma pergunta sobre a decisão de manter o home office para todos os funcionários da XP até dezembro, Benchimol disse que o escritório deve passar a ser visto muito mais como um lugar que preza pela experiência dos funcionários.

“Após a pandemia, nós devemos ter um meio do caminho entre o que era antes e o que temos hoje. Pelo que converso com funcionários e vejo em pesquisas, a vida como era antes tinha o calor humano, contato, mas também era carregada de muita ineficiência. Na XP, as pessoas gastam em média 45 minutos em cada perna para chegar ao trabalho e voltar para casa e tinha muita interrupção. Tem coisas boas e ruins, então acho que a gente vai ter um lugar para se encontrar, fazer reuniões importantes, mas não uma exigência de estar lá das 9h às 18h todo dia”, diz Benchimol.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.