Aracruz trabalha com baixo custo e bom posicionamento no mercado, diz Prosper

Com demanda em alta e oferta limitada, analistas acreditam que futuro aumento no preço da celulose é provável

•

Publicidade

SÃO PAULO – Analistas da Prosper Corretora divulgaram suas opiniões sobre a Aracruz Papel e Celulose (ARCZ6), maior produtora de celulose de fibra curta do mundo, depois de realizada uma reunião com o gerente de Relação com Investidores da empresa, André Gonçalves.

Para André Segadilha, analista da Prosper, a empresa apresenta boas diretrizes em sua gestão e política de investimentos. Como a corretora informa, 98% da madeira consumida no processo de produção da Aracruz é de fornecimento próprio, o que diminui sua exposição a oscilações no preço do produto.

Outro fato que os analistas da Prosper destacaram é que também 98% da energia utilizada pela empresa é produzida a partir da queima de subprodutos do seu processo produtivo, a casca de madeira e o licor preto.

Cenário favorável

Com a demanda pela celulose de fibra curta sendo fortalecida pelos países emergentes, um baixo custo de produção do produto e uma oferta limitada causada pelo fechamento de diversas fábricas de outros produtores do Hemisfério Norte, a Aracruz recentemente anunciou um reajuste de US$ 30/tonelada no preço da celulose para a Ásia.

Todos esses fatores, de demanda em alta e oferta limitada, acreditam analistas da Prosper, favorecem a Aracruz, pois um novo aumento no preço da celulose é provável e melhora as margens de lucro da empresa.