Autônomos devem sacar auxílio emergencial em até 90 dias ou valor é devolvido ao governo

Medida vale apenas para pessoas que têm acesso ao benefício por meio do Caixa Tem

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que os brasileiros aprovados para receber o auxílio emergencial de R$ 600 por meio do app Caixa Tem poderão sacar o valor de cada parcela durante um período de 90 dias após receber o dinheiro. Se não fizerem nenhuma movimentação no valor nesse período, o montante será devolvido ao governo.

“O dinheiro é do brasileiro. Se ele não usar [a primeira parcela] será acumulado. Se utilizar ou não fica com ele. Quem estiver cadastrado e for aprovado para receber o dinheiro após o pagamento da primeira parcela também terá direito ao pagamento das três parcelas como todo mundo. O dinheiro é dele e se usar ou não usar continua depositado na conta. É um direito de quem foi aprovado”, disse Guimarães em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (6).

“Se não utilizar em 90 dias [após depositado o dinheiro] o valor será devolvido. Em até 90 dias, ou a pessoa utiliza ou transfere para outra conta, nesse intervalo fica na conta à disposição do usuário”, complementou. A medida vale apenas para o grupo que tem acesso ao benefício por meio da Poupança Social da Caixa: quem é correntista do banco não precisa fazer nenhuma movimentação.

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As pessoas podem se cadastrar até 2 de julho para receberem valor.

O executivo reiterou que as pessoas não precisam passar madrugadas nas filas das agências para receber o benefício – e que a Caixa tem parceria com 500 prefeituras na tentativa de agilizar cada vez mais esse atendimento.

“Hoje até as 10h várias agências já apresentavam reduções nas filas. Não há necessidade de ir cedo e qualquer pessoa que chegue até 14h será atendida. Já normalizamos o atendimento”, disse.

Continua depois da publicidade

Ainda, segundo dados da Caixa, no total, mais de 50 milhões de pessoas já se beneficiaram com o auxílio do banco. Parte dessas pessoas receberam depósitos em suas contas (sacando ou transferindo) e outra parcela recebeu os valores em contas digitais do banco por não terem relação com instituições financeiras.

Ainda, entre segunda (4) e terça-feira (5) cerca de 1 milhão de pessoas recebeu o benefício pela Poupança Social da Caixa, cuja movimentação de dinheiro é feita pelo app da Caixa Tem, e nesta quarta-feira (6) mais 700 mil pessoas devem receber. Até agora, quase 6 milhões de pessoas tiveram acesso ao benefício por essa modalidade.

Para ter acesso ao auxílio emergencial de R$ 600 foi aprovado pelo Congresso Nacional a pessoa deve cumprir alguns requisitos. Para saber mais, clique aqui. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.