Payroll: entenda como funciona o indicador da economia americana que afeta as bolsas de valores

Dado é considerado um dos mais importantes para entender como está a economia americana

Rodrigo Tolotti

Publicidade

Um indicador tradicionalmente importante, o Payroll, ou relatório de emprego dos Estados Unidos, não só traz dados completos sobre o cenário de trabalho no país, como ajuda a entender toda a situação econômica.

Divulgado mensalmente, estes dados são bastante utilizados pelo Federal Reserve (o Banco Central americano) para ajudar a entender o cenário e definir a taxa de juros dos EUA.

A importância do relatório ganhou força em 2020 com a pandemia do novo coronavírus, deixando analistas e investidores ainda mais preocupados em acompanhar os números do documento, mas você sabe como é composto o Payroll e como ele afeta o mercado financeiro?

Ebook Gratuito

Como analisar ações

Cadastre-se e receba um ebook que explica o que todo investidor precisa saber para fazer suas próprias análises

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O que é Payroll

Também chamado de Nonfarm Payroll na imprensa americana, este indicador é um compilado de dados que trata da folha de pagamentos não-agrícola dos EUA.

Divulgado pelo Bureau of Labor Statistics, ele mostra informações de toda a força de trabalho americana excluindo o setor primário, indicando quantas pessoas recebem salário no país.

Com estes números da folha de pagamentos, o documento consegue levantar outras informações, como criação ou destruição de postos de trabalho e taxa de desemprego.

Continua depois da publicidade

Quando o Payroll é divulgado

O indicador é publicado toda primeira sexta-feira do mês, podendo ser postergado para a segunda sexta em caso de feriado ou algum evento extraordinário que impeça sua publicação normal.

Ele sai sempre às 8h30 no horário local americano. Em boa parte do ano isso significa 9h30 no horário de Brasília, mas em alguns meses pode mudar devido ao horário de verão tanto nos EUA quanto aqui.

O que compõe o Payroll

Com os números coletados com as empresas, o Bureau of Labor Statistics divulga diversos dados separados para serem avaliados. O principal é o número de postos de trabalho criados ou fechados.

Continua depois da publicidade

Outro número bastante acompanhado pelo mercado é a taxa de desemprego. Ela é calculada pelo percentual da força de trabalho total que está desempregada, mas que procurou emprego nos últimos 30 dias.

O Payroll conta ainda com o ganho médio por hora trabalhada (mensal e anual), que ajuda a entender como está o crescimento médio da renda do trabalhador americano.

Todos esses números são discriminados em diferentes áreas mais específicas, como indústria, comércio, tecnologia, medicina, etc.

Publicidade

Por que o Payroll é importante e afeta tanto o mercado

Sua importância já é destacada por considerar 80% dos trabalhos que servem para o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, ou seja, seu resultado ajuda a indicar como está a economia americana.

Basicamente, quando se fala que o Payroll veio acima ou abaixo do esperado, a interpretação é que a economia americana está aquecida ou perdendo força. Isso tende a ter forte impacto no mercado, mas não só na bolsa americana, e sim no mundo inteiro.

Além disso, o resultado, especialmente na linha da taxa de desemprego, também pode trazer indicações sobre o futuro da taxa de juros nos EUA, já que o Federal Reserve estabelece uma meta desde dado em suas reuniões de política monetária.

Continua depois da publicidade

Por fim, o dólar também é afetado por este dado. Em geral, números melhores tendem a fortalecer a moeda americana, enquanto números piores que o esperado costumam ter impacto negativo na divisa. Mas esta avaliação não pode ser considerada a risca, já que diferentes cenários e fatores podem pressionar o dólar de formas diferentes.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.