XP tem compromisso de longo prazo e não pega “atalhos”, diz Benchimol

A XP publicou um relatório em que rebate, ponto a ponto, todas as acusações feitas por consultoria que questionou as informações financeiras da companhia

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Na sexta-feira, veio a público a informação de que a consultoria The Winkler Group estava questionando as informações financeiras apresentadas pela XP Inc. em seu prospecto para abrir o capital. As ações da companhia caíram cerca de 13% no último dia 6 por conta disso.

Hoje, a XP publicou um relatório em que rebate, ponto a ponto, todas as acusações feitas pela consultoria. “Fomos vítimas da divulgação de um relatório cheio de erros, informações imateriais e/ou irrelevantes publicado por um investidor norte-americano que afirma estar vendido em ações da XP Inc.”, afirmou, em comunicado, Guilherme Benchimol, CEO da companhia.

Segue abaixo o comunicado de Benchimol na íntegra:

Continua depois da publicidade

“Na última sexta-feira (6/3), fomos vítimas da divulgação de um relatório cheio de erros, informações imateriais e/ou irrelevantes publicado por um investidor norte-americano que afirma estar vendido em ações da XP Inc.

Apesar de o relatório não passar credibilidade e ter sido feito por um investidor que não é uma empresa de análise (equity research), por conter afirmações graves, acabou chamando a atenção da imprensa brasileira.

Antes de tudo, importante reforçar que jamais nos envolvemos em qualquer caso de corrupção em nossa história.

Continua depois da publicidade

É por isso que eu e meus sócios estamos sempre presentes, não escondemos nossas caras e primamos pela transparência e honestidade na forma de fazer negócios.

Durante o processo recente de IPO, a XP Inc. passou pelo escrutínio de quatro escritórios de advocacia reconhecidos mundialmente e duas das maiores firmas de auditoria do mundo. Além disso, diversos investidores institucionais de classe mundial auditaram a companhia, inclusive por meio de processo próprio de diligência legal e/ou contábil.

Apesar deste tipo de situação ser normal envolvendo companhias abertas listadas no mercado norte-americano, e assim sendo, a prática seria não respondermos, em respeito aos nossos clientes, parceiros, investidores e colaboradores e buscando sempre dar a maior transparência possível a tudo que fazemos, optamos por rebater ponto a ponto, em um relatório da XP Inc.

Publicidade

Por fim, ratifico ainda mais nosso compromisso de longo prazo, de seguirmos firmes transformando o mercado financeiro para melhorar a vida das pessoas, sempre sem atalhos.”