Publicidade
SÃO PAULO – O IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – Especial) apontou inflação de 0,64% em no terceiro trimestre, bem menor do que a variação de 1,24% registrada no mesmo período de 2008.
O índice, referente aos meses de julho, agosto e setembro, foi divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (25).
O desempenho dividiu a atenção com a publicação da versão quinzenal do índice (IPCA-15), que neste mês reportou alta de 0,19%. A marca também ficou abaixo da registrada no mesmo período de 2008 (0,36%), apesar da pressão positiva dos grupos Alimentação, Vestuário e Comunicação.
Na edição trimestral, a inflação mensurada entre agosto e setembro foi a menor já reportada em todo o ano: nos três primeiros meses de 2009, a alta havia sido de 1,14%, enquanto no intervalo de abril a junho, o índice acumulou taxa de 1,33%.
Definição do índice
O IPCA-15 se refere às famílias com rendimento monetário de 1 a 40 salários-mínimos e seus dados são coletados nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.
A metodologia utilizada na apuração do IPCA-E é a mesma do IPCA; a diferença está no período de coleta dos preços, já que o IPCA-E é resultado do IPCA-15 acumulado em cada trimestre do ano. A medição do índice foi iniciada em 1991.