Publicidade
SÃO PAULO – Com pouca variação em relação a última apuração, o IGP-10 (Índice Geral de Preços) registrou aceleração em outubro, apontando uma alta de 1,15% nos preços. O resultado se compara à medição de setembro, quando o índice indicou inflação de 1,12%.
Os dados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (18) pela FGV (Fundação Getulio Vargas), e marcam a dinâmica dos preços no período de trinta dias até 10 de outubro. Neste período, dois dos três componentes do indicador registraram aceleração: o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) marcou inflação de 0,55%, ante o resultado anterior de 0,11% e o INCC (Índice Nacional de Custo da construção) avançou 0,20%, frente a variação positiva de 0,13% de setembro.
O IPA (Índice de Preços ao Atacado) apresentou inflação de 1,51% em outubro, enquanto havia indicado alta de 1,63% no mês anterior, sendo o único índice a registrar desaceleração. Confira os dados:
| Grupo | Outubro/2010 (em %) |
Setembro/2010 (em %) |
Variação (em pontos percentuais) |
| IPA | +1,51 | +1,63 | -0,12 |
| IPC | +0,55 | +0,11 | +0,44 |
| INCC | +0,20 | +0,13 | +0,07 |
| IGP-10 | +1,15 | +1,12 | +0,03 |
Fonte: FGV
Metodologia do indicador
O IGP-10 (Índice Geral de Preços) mede a evolução geral de preços na economia, criando assim uma medida da inflação nacional, sendo que o período de coleta dos dados é de um mês até o dia 10 do mês em questão.
O IGP-10 é composto pela ponderação entre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC – peso de 30%), Índice de Preços no Atacado (IPA – peso de 60%) e Índice Nacional de Construção Civil (INCC – peso de 10%).
Continua depois da publicidade
O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas apura mensalmente a variação do IGP-10. Ressalta-se que esse índice compara preços médios do período de referência (11 de setembro a 10 de outubro) com preços médios do período imediatamente anterior (11 de agosto a 10 de setembro).