Fecombustíveis diz que afirmação de Lobão sobre cartel dos postos é infundada

Setor rebate a declaração feita na segunda e afirma que o ministro deveria saber que a recente alta dos preços teve origem nas usinas

•

Publicidade

SÃO PAULO – As declarações feitas pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, não agradou o setor de combustíveis. Em nota, a Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) classificou como irresponsável e infundada a afirmação do ministro de que é “nítida” a existência de cartéis nos postos do País.

Na segunda-feira (10), Lobão disse que os preços dos combustíveis começarão a cair e que já acionou a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Bicombustíveis) e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para averiguar os cartéis que podem estar sendo formados.

“O ministro Lobão, como principal autoridade do setor no Brasil, sabe muito bem, ou deveria saber, que a recente alta dos combustíveis teve origem nas usinas, não nos postos, nem na Petrobras. As próprias medidas anunciadas pela presidente Dilma Rousseff mostram que o governo identificou de onde veio o aumento e buscou atacar o problema”, destacou em nota o presidente da federação, Paulo Miranda Soares.

Os postos
Soares enfatizou que a queda anunciada pelo ministro ocorrerá não por conta das recentes medidas do Governo – de passar o controle do etanol para a ANP – mas devido ao início da safra de cana-de-açúcar. E ainda reagiu questionando se não haveria formação de cartel na produção. “Por que o ministro Lobão não solicitou ao Cade analisar se há formação de cartel na produção e na distribuição? Afinal, é mais fácil combinar preços entre 38 mil postos ou entre 400 usinas?”. 

Soares ainda disse que, de junho do ano passado até abril deste ano, o etanol anidro aumentou 182% nas usinas e elevou o custo da gasolina em 19%. Contudo, os postos elevaram os preços em 11% no mesmo período.

“Infelizmente, cabe aos postos, elo mais visível da complexa cadeia de combustíveis, o papel de explicar junto ao consumidor o motivo de todas elevações e distorções que ocorrem ao longo da cadeia”, disse.

Continua depois da publicidade

Diante da declaração feita por Lobão, Soares enfatiza que a Fecombustíveis é contra a formação de cartel e sempre se pôs à disposição do Governo para ajudar no combate à prática. É inadmissível que o ministro de Minas e Energia acuse toda uma categoria de formação de cartel, especialmente quando tem em mãos dados que mostram que a alta dos preços tem origem certa: na produção”, completou.