Em SP, imóvel levou entre 12 e 32 dias para ser alugado em abril

De acordo com o Secovi, as casas foram alugadas mais rapidamente do que os apartamentos na capital paulista

•

Publicidade

SÃO PAULO – Um imóvel bem localizado e em bom estado de conservação demorou, em média, de 12 a 32 dias para ser alugado em abril deste ano na cidade de São Paulo. Os dados fazem parte de pesquisa divulgada pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação) nesta terça-feira (24).

As casas e os sobrados foram alugados mais rapidamente do que os apartamentos no quarto mês do ano. Uma casa demorou entre 12 e 30 dias para ser alugada no mês passado, ao passo que um apartamento demorou entre 18 e 37 dias. Em média, uma casa levou 20,2 dias para ser alugada, ao passo que um apartamento demorou 27,2 dias.

Por tipo de imóvel
O levantamento mostra ainda que as casas de um dormitório foram alugadas mais rapidamente em abril, em média, em 14 dias. Já em relação aos apartamentos, os de um dormitório também tiveram as melhores taxas de velocidade de locação: 21,5 dias.

Casas de dois e três dormitórios demoraram, em média, 19,8 e 33,7 dias para serem alugadas respectivamente. Os apartamentos de dois dormitórios demoraram 24,3 dias para serem alugados, ao passo que os de três demoraram mais, em média, 38,1 dias.

Garantias
Os fiadores continuam sendo os mais adotados na hora de alugar um imóvel. No mês passado, 51% dos contratos foram assinados por meio desse tipo de garantia na capital paulista.

O depósito ou caução em dinheiro respondeu por 29% dos contratos de aluguéis assinados no mês passado e o seguro-fiança foi utilizado por 20% dos inquilinos.

Continua depois da publicidade

Valor do aluguel
Ainda de acordo com o Secovi, o valor do aluguel na cidade de São Paulo aumentou 2,2% em abril. Considerando os últimos 12 meses terminados no mês passado, o Sindicato constatou uma variação acumulada de, em média, 15,82% no valor do aluguel.