CVM aponta atuação irregular da Q Investimentos e determina suspensão de anúncios de ofertas

Se não respeitar a determinação da autarquia, empresa poderá receber multa de R$ 1 mil por dia

Pedro Ladislau Leite

Página da Q Investimentos na internet. Crédito: Reprodução

SÃO PAULO – A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou nesta terça-feira (26) que a empresa Q Investimentos não tem autorização para captar clientes no mercado brasileiro.

A autarquia alertou que a Q Investimentos anunciou serviços de intermediação de valores mobiliários por meio de “publicidade em jornais de grande circulação”, além de usar um site para ofertar esses serviços de maneira irregular.

A empresa “não está autorizada a captar clientes residentes no Brasil, por não integrar o sistema de distribuição de valores mobiliários”, afirmou Francisco José Bastos Santos, superintendente da CVM, em ato declaratório que determina a suspensão de veiculação de qualquer oferta desse serviço por parte da empresa.

Alertas da CVM desse tipo têm o objetivo de prevenir ou corrigir situações anormais de mercado. Em nota, a autarquia diz que a medida não deve ser confundida com a penalização das pessoas indicadas. “No caso de infrações, a penalização exige a conclusão de processo administrativo sancionador com decisão condenatória, quando for necessário”, continua a CVM.

Se desrespeitar a ordem, a Q Investimentos poderá ser multada em R$ 1 mil por dia.

Leia também:
CVM determina suspensão de atuação da XM no mercado de Forex

No site da Q Investimentos, constam dados de endereço e CNPJ referentes à corretora Necton. No comunicado da CVM, Santos esclarece que a corretora “está devidamente autorizada a atuar pela CVM e pelo Banco Central do Brasil e não tem qualquer ligação com a Q Investimentos.”

Em nota a seus clientes, a Necton afirma que identificou indícios de fraude relacionados à Q Investimentos e “não reconhece ou tem vínculo de qualquer natureza” com a empresa. A corretora afirma que “todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas”.

Quem receber propostas de investimento da Q Investimentos deverá entrar em contato com a CVM com detalhes sobre a oferta e a identificação das pessoas envolvidas, por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão.

Tópicos relacionados

Pedro Ladislau Leite

Repórter de investimentos do InfoMoney, cobre os mercados de renda fixa (Tesouro Direto e títulos privados) e de renda variável, acompanhando as movimentações dos principais gestores de fundos no país.