SÃO PAULO – Faltando uma semana para a Black Friday, o Zoom, plataforma de comparação de preços, realizou, a pedido do InfoMoney, um levantamento para listar os produtos que tiveram a maior margem de desconto na edição anterior. Para análise, foram considerados os itens que mais foram buscados durante a semana da Black Friday no site do Zoom.
Obviamente, não é certo que as promoções de 2018 irão repetir em 2019. Mas o levantamento da Zoom serve para estimar expectativas para a data deste ano.
Segundo Thiago Flores, CEO do Zoom, os consumidores devem entender que na Black Friday não são todos os produtos que recebem descontos, mas sim aqueles em que o varejo tem mais margem para trabalhar.
“Os produtos mais buscados geralmente são lançamentos, o que faz com que tenham menos margem para descontos muito agressivos. Portanto, muitas vezes, em épocas de promoções, os produtos que os consumidores mais desejam não são os que apresentam os descontos mais agressivos”, afirma Flores.
Flores ainda recomenda que, principalmente na semana anterior e nos dias próximos da Black Friday, o consumidor acompanhe com muita atenção o varejo. Para ele, é importante que se faça um histórico de preços com o produto que ele comprar, para saber se realmente é a melhor hora para comprar determinado item.
“Antes e durante a Black Friday, todas as etapas da compra requerem atenção: preço, características do produto, escolha da loja e prazo de entrega”, explica o executivo.
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O estudo da plataforma lista as categorias que tiveram, na média, os descontos mais significativos durante a Black Friday de 2018. De acordo com o levantamento, as fritadeiras elétricas tiveram as melhores promoções durante a data do ano passado, com descontos médios de 37%.
Já os consoles de vídeo game foram os produtos que tiveram os menores descontos, com um preço médio 3,32% mais baixo durante a Black Friday.
Confira as categorias mais buscadas em na semana da Black Friday de 2018 e suas respectivas médias de desconto:
Categoria | Média de descontos |
Fritadeira Elétrica | 37,51% |
Ventilador e Circulador | 36,72% |
Jogos de vídeo game | 31,88% |
Cafeteira Elétrica | 28,96% |
Fone de Ouvido/Headset | 27,73% |
Micro-ondas | 25,77% |
Relógio de Pulso | 24,84% |
Lavadora de Roupas | 22,13% |
Perfumes | 21,69% |
Bicicleta | 21,35% |
Aspirador de Pó | 20,17% |
Tênis | 19,38% |
Coifa e Depurador de Ar | 19,12% |
Forno | 16,48% |
Impressora e Multifuncional | 15,54% |
Celular e Smartphone | 15,27% |
Fogão | 14,94% |
Notebook | 12,61% |
Geladeira | 12,59% |
Televisão | 12,55% |
Ar Condicionado | 11,76% |
Tablet | 7,99% |
Pneus para Carros | 7,32% |
Monitor | 6,47% |
Guarda-Roupas | 5,39% |
Console de Vídeo Game | 3,32% |
O empresário explica que, caso o consumidor queria comprar pelo menor preço possível, é melhor recorrer a itens de linhas ultrapassadas e ficar longe dos lançamentos.
“Produtos que estão no mercado há mais tempo podem apresentar melhores descontos e representar boas oportunidades de compras”, conclui o executivo.
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