JP Morgan eleva recomendação de Natura de neutra para overweight

Analista ressalta maior resiliência da companhia, além das medidas de crescimento que estão sendo implementadas pela empresa

•

Publicidade

SÃO PAULO – O JP Morgan elevou a recomendação para as ações da Natura (NATU3) de neutro para overweight (desempenho acima da média do mercado) devido à forte geração de caixa esperada para o ano de 2012 e 2013, além de apresentar um bom crescimento e ter um modelo de negócio mais resiliente. O banco apresenta preço-alvo de R$ 49,00 para o final de 2012, o que configura um potencial de valorização de 21,47% em relação ao fechamento de terça-feira (22). 

Além disso, o analista do banco, Felipe Oliveira, ressalta que os ativos da companhia estão em um bom momentum, em meio à aceleração das vendas que deve ocorrer nos próximos trimestres no Brasil. O analista afirma ainda estar confiante na habilidade da empresa de sustentar um crescimento ao menos parecido com o observado nos próximos três anos.

Concorrência mais acirrada
Com o maior foco das multinacionais de cosméticos no Brasil, houve um ambiente de aumento de competição no País. Ademais, observa-se que além dos entrantes no mercado nacional, há também aqueles que vem acelerando sua expansão, como o Boticário.

“Nós acreditamos que esse movimento pode trazer dificuldades para que a companhia cresça aos mesmos níveis de 2008 e 2009. Porém, ainda estamos confiantes que ela será capaz de entregar uma receita entre 10% a 11% maior nos próximos três anos, guiadas pelo aumento do mercado, ” afirma o analista, ressaltando que essas perspectivas estão em linha com o aumento do mercado.

Medidas para aumentar crescimento
Oliveira avalia que a Natura vem realizando diversas ações para ao menos manter sua participação de mercado. Dentre elas, está a melhora da logística – com a abertura de quatro novos centros de distribuição no ano passado em São Paulo -, além de tomar medidas para aumentar a produtividade das consultoras de seus produtos.

“A Natura reconheceu recentemente que seu plano de aumentar o número de consultoras já foi concluído, focando agora em aumentar a produtividade”, afirma Oliveira. O analista afirma ainda que a companhia pode sofrer declínios na produtividade em 2012, em meio ao menor passo observado em 2011, esperando estabilidade no final de 2013 à medida em que haja maturação das medidas da companhia.

Continua depois da publicidade

A expectativa para lançamento de novos produtos para o segundo semestre de 2012 e para 2013 também são altas, afirma o analista, mesmo que a companhia não comente seu planejamento. Oliveira espera diversos lançamentos e em 2013 espera que a Natura teste novas linhas em que a companhia não tenha uma presença muito forte. 

Autor avatar
Lara Rizério
Mercados | Economia | Onde Investir

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.