Mil contribuintes terão que comprovar compensações previdenciárias

Segundo a Receita, eles deverão comprovar a origem dos créditos compensados que foram declarados por meio da GFIP

•

Publicidade

SÃO PAULO – Nesta semana, a Receita Federal deu início a uma operação de auditoria em compensações previdenciárias atípicas, que foram declaradas por meio da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social).

Nesta primeira etapa, serão notificados mil contribuintes, que deverão informar, através do e-CAC, a origem dos créditos compensados.

Se o contribuinte não conseguir comprovar o crédito, o órgão informou que fará a cobrança dos valores indevidamente compensados, inclusive com a aplicação da multa de 75% a 150% sobre o valor da compensação irregular.

A previsão é de que mais de 12.000 contribuintes serão notificados no decorrer de 2013.

Erros
Caso o contribuinte tenha cometido algum equívoco no preenchimento da GFIP pode se antecipar à ação da Receita Federal, bastando retificar sua declaração e pagar a contribuição previdenciária devida, acompanhada da multa de mora de 20% e dos juros calculados com base na taxa Selic.