Para as papelarias, vendas de janeiro representam 70% das vendas anuais

No universo das MPEs brasileiras existem 35 mil papelarias, 54 mil lojas de suprimentos de informática e oito mil livrarias

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – O mês de janeiro é o mais importante do ano para as papelarias brasileiras. Um levantamento do Sebrae realizado com micro e pequenas empresas do setor revelou que as vendas neste período representam 70% do total vendido no ano.

O setor é importante no segmento de micro e pequenas empresas. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no universo das MPEs brasileiras existem 35 mil papelarias, 54 mil lojas de suprimentos de informática e oito mil livrarias.

De acordo com a entidade, a estimativa é que 33% do 13º salário, o que equivale a R$ 34,4 bilhões, seja destinado as despesas como matrícula e gastos escolares.

Continua depois da publicidade

“Muitos setores do comércio trabalham com a perspectiva da sazonalidade, com picos de venda em determinados momentos do ano. Isso significa que o empresário deve se preparar para aproveitar ao máximo esse período de grande intensidade nas vendas. Ele precisa adquirir os produtos antecipadamente e capacitar seus funcionários para que realizem um atendimento com excelência”, explica o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.