Pelo 10º ano, Google lidera ranking das empresas preferidas entre universitários

O World’s Most Attractive Employers 2019, elaborado pela Universum, mostrou as empresas mais atrativas para estudantes de negócios, engenharia e TI

Allan Gavioli

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Um ranking elaborado pela Universum, empresa de pesquisa e consultoria sobre o mercado de trabalho, mostrou que o Google é, pelo 10º ano consecutivo, a empresa dos sonhos entre os estudantes de negócios, engenharia e tecnologia de diferentes países.

No estudo de 2019, foram entrevistados 247.235 estudantes das 12 maiores economias do mundo (Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Brasil, Itália, Índia, Rússia, Canadá e Coréia do Sul).

A pesquisa, denominada World’s Most Attractive Employers, aponta que a predominância do Google se deve ao fato de a Geração Z, que inclui os universitários de hoje, querer seguir numa empresa digital que valorize o conhecimento técnico dos profissionais.

Continua depois da publicidade

A Universum também divulgou rankings separados detalhando as preferências de estudantes de negócios e de engenharia e tecnologia da informação.

Empresas de auditoria, como EY e PwC, aparecem entre as favoritas dos universitários de cursos de negócios. A explicação, de acordo com o estudo, é o fato de essas companhias terem campanhas, majoritariamente nas redes sociais, que mostram a importância de seus funcionários para os negócios — e como seu trabalho pode ajudar a melhorar o mundo.

Um exemplo é a campanha #betterworkingworld da EY.

Continua depois da publicidade

“Queremos fornecer informações para os alunos sobre como seu diploma pode se encaixar no trabalho que fazemos, mostrando que tipo de funação está disponível e o que eles podem ganhar trabalhando aqui”, afirma Jacqui McKeown, recrutadora da EY na Oceania.

Já as instituições financeiras perderam espaço para empresas do setor de tecnologia, como a Apple.

Confira a lista:

Publicidade

POSIÇÃO As preferidas dos estudantes de negócios
1 Google
2 EY (Ernst & Young)
3 PwC (PricewaterhouseCoopers)
4 Deloitte
5 Apple
6 KPMG
7 Goldman Sachs
8 Microsoft
9 J.P. Morgan
10 McKinsey & Company

Entre as favoritas entre os alunos de engenharia e TI, houve pouca alteração no ranking de 2019, em comparação com o do ano passado. Google, Microsoft e Apple continuam nas três primeiras colocações. Veja a lista:

POSIÇÃO As preferidas dos estudantes de engenharia e TI
1 Google
2 Microsoft
3 Apple
4 BMW Group
5 IBM
6 Siemens
7 Intel
8 Samsung
9 Amazon
10 GE – General Electric

Embora tenha alcançado classificações muito altas em países como Índia e França, a Amazon está perdendo espaço em outros, especialmente na China, o que explicou a queda de 3 posições entre o ranking de 2018 e 2019.

Faça seu dinheiro trabalhar para você. Invista. Abra sua conta na XP Investimentos – é grátis

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.