Empresários vendem produtos e serviços sem impostos em 11 estados

A proposta é mostrar a alta carga tributária que incide em diversas áreas, como alimentação, serviços e educação

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Empreendedores, empresários e representantes de várias instituições vendem nesta sexta-feira (23) produtos e serviços com preços livres de impostos em 11 estados brasileiros.

A ação faz parte do Dia de Respeito ao Contribuinte e da Liberdade de Impostos (DLI), coordenada pela Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários) e o MBE (Movimento Brasil Eficiente). A proposta é mostrar a alta carga tributária que incide em diversas áreas, como alimentação, serviços e educação.

Segundo informações levantadas pela Conaje, o Brasil é um dos poucos países do mundo que tributam a educação, com impostos ultrapassando os 37% nas mensalidades escolares. No caso de materiais, a carga tributária pode chegar a quase 50% do valor cobrado pelo produto. Por exemplo: canetas têm tributos que somam 47,49%; agendas, apontadores e borrachas, 43,19%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nesta sexta-feira, os movimentos de jovens empreendedores e empresários nos estados desenvolvem, sob a coordenação da Conaje, atividades como exposição de produtos com valores sem e com impostos, vendas de combustíveis e refeições sem a cobrança de tributos, lançamento do Impostômetro, sorteio de bolsas de estudos, palestras, happy hour sem impostos, pedalaços, entre outras ações. Em cada local será montada também estrutura para recolher assinaturas para o Movimento Assina Brasil.

Participam da ação diversas cidades dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.