Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

Larry Hite: como um garoto disléxico e parcialmente cego se tornou um gigante em Wall Street

Larry Hite explica como operou no mercado em seu novo livro: "The Rule: How I Beat the Odds in the Markets and in Life—and How You Can Too"

Allan Gavioli

(Reprodução/YouTube)

Publicidade

SÃO PAULO – Larry Hite não é o típico perfil de Wall Street. Ele nunca foi um prodígio na escola, muito pelo contrario. Além disso, é parcialmente cego e disléxico e vem de uma família de classe baixa do  Brooklyn.

Apesar das circunstâncias difíceis, Hite fez fortuna no mercado financeiro. A Mint Investment Management Company, gestora que ele ajudou a fundar em 1981, tornou-se a maior casa de negociação de commodities nos anos 90. Ele foi reconhecido como um dos melhores gestores do mercado com diferentes prêmios ao longo dos anos.

Hite explica as técnicas que usou para se transformar em um sucesso do mercado financeiro em seu novo livro lançado no mês passado: The Rule: How I Beat the Odds in the Markets and in Life—and How You Can Too, ainda sem tradução para o português.

Continua depois da publicidade

“Eu tive que encontrar uma maneira de usar as ferramentas que estavam abertas para mim”, disse Hite em um podcast americano sobre o mercado financeiro. “Sou a prova viva de que você pode ficar muito rico fazendo uma coisa muito simples”.

Essa coisa simples a qual Hite se refere é o trend following, ou na tradução literal, seguir as tendências – e ele diz que qualquer um pode fazê-lo.

Operando no mercado seguindo a tendência

O trend following é um tipo de investimento cujo objetivo é obter ganhos nos grandes movimentos de preços por meio de um conjunto de regras operacionais que são seguidas de forma sistemática nos mercados, por meio de robôs e algoritmos. O trend following não tenta prever movimentos de mercado, mas sim reagir ao que está acontecendo.

Publicidade

O objetivo é comprar ativos com tendência de alta, e vender os que têm tendência de baixa, explica Pamela Semezzato, analista da Rico Investimentos, operar a favor da tendência principal tende a ser menos arriscado.

“A matemática não é complicada. Você quer saber se o mercado está subindo ou descendo? Veja uma média. Eu testei isso por anos e realmente funciona”, explica Hite. Ele também aconselha manter-se fiel às suas regras de negociação específicas e não se desviar disso quando o mercado seguir uma tendência diferente da que o investidor imaginou.

Com a aplicação da estratégia, a empresa de Hite conseguiu obter retornos anuais médios de 30% entre 1981 e 1988. Além disso, em 1987 – o ano que houve uma queda de 20% no mercado americano de ações -, ele ganhou 13%. E esse foi o seu pior ano registrado.

Continua depois da publicidade

Independentemente de seu histórico na elite do mercado financeiro, Hite diz que cometeu muitos erros e eles o ajudaram a aprender.

“Tenho dificuldades de aprendizagem e muitos outros problemas. Mas errar nunca foi um problema. Aprendo um pouco com cada decisão errada. Nós sabemos que não sabemos. Não importa qual informação você tenha, não importa o que esteja fazendo, você pode estar errado. Ganhei quase US$ 100 milhões agindo dessa forma”, afirmou Hite.

Faça seu dinheiro render mais. Invista melhor: abra uma conta na Rico – é grátis

Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.