Heineken usa publicidade contra machismo no futebol

“Já pensou que ela pode gostar tanto de futebol quanto você?”

Paula Zogbi

(Bloomberg)

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SÃO PAULO – Em sua publicidade de dia dos namorados, a marca de cerveja Heineken resolveu usar a UEFA Champions League em uma “pegadinha” que vai contra o machismo no universo do futebol.

Em uma ação que começou uma semana antes da final da UEFA Champions League, a empresa – que patrocina o evento – ofereceu a torcedores brasileiros a possibilidade de assistir ao jogo em uma festa gratuita sem a presença da namorada ou esposa. Para tanto, forneceu um vale de 4 dias em um spa que os homens deram às mulheres em um restaurante.

No vídeo, os rapazes aparecem dando desculpas, inventando que pesquisaram a respeito do spa ou que decidiram dar o presente porque as namoradas estariam estressadas.

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No dia do jogo, porém, a organização da festa fez com que eles vissem no telão o paradeiro real das mulheres: elas ganharam passagens e ingressos para assistir à final no estádio, em Milão. Seguida da revelação, a mensagem “já pensou que ela pode gostar de futebol tanto quanto você?”

Na página do Facebook, o vídeo foi parabenizado por muitos usuários, inclusive as mulheres que participaram da ação. Confira o vídeo:

Outras campanhas

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Não foi a primeira campanha de cerveja que buscou desmistificar a imagem secundária ou objetificada que as mulheres costumam ter nessas peças publicitárias.

No início deste ano, a própria Heineken fez uma peça em que os homens foram mostrados como “anti-heróis”, conscientizando para o consumo exagerado de álcool. Já a Budweiser, em 2015, lançou um comercial sobre a força feminina, usando como garota propaganda a lutadora Ronda Rousey antes do UFC 190. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney