As marcas que foram mais comentadas no Brasil em 2016

Dentre as 10 marcas que lideram o estudo, a Netflix, que ocupa o segundo lugar, foi a que ganhou mais pontuação entre o ranking de 2015 e 2016, com um salto de 38,7 para 55,9

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A marca mais comentada no Brasil em 2016 foi O Boticário, que ocupa essa posição pelo terceiro ano consecutivo. As informações são do ranking BrandIndex Buzz 2016, elaborado pelas consultorias Pointlogic e YouGov BrandIndex Brasil, que avaliam anualmente quais são as marcas mais bem faladas e comentadas do país. Além d’O Boticário, outras marcas de cosméticos e principalmente tecnologia completam o ranking.

Dentre as 10 marcas que lideram o estudo, a Netflix, que ocupa o segundo lugar, foi a que ganhou mais pontuação entre o ranking de 2015 e 2016, com um salto de 38,7 para 55,9. A empresa também lidera o ranking específico das marcas de comunicação e tecnologia, à frente inclusive da Apple.

Além do ranking geral, o estudo também elaborou 10 rankings específicos para cada categoria: bebidas, cuidados com o cabelo, automotivo, internet, comunicação/mídia/tecnologia, cuidados pessoais, serviços financeiros, cuidados com a pele e cosméticos, comida e companhias aéreas.

Continua depois da publicidade

O estudo foi montado a partir das respostas de consumidores à pergunta: “Se você ouviu falar de alguma marca nas duas últimas semanas, através de propaganda, notícias ou boca a boca, ela foi positiva ou negativa?”. A partir das respostas, é calculada uma pontuação de -100 a 100, resultado da subtração entre as percepções negativas das positivas. No total, cerca de 4 mil consumidores avaliaram 250 marcas.

Confira a seguir o ranking geral das marcas mais comentadas:

Classificação  Marca  Pontuação de 2016 
1 O Boticário  66,2
2 Netflix 55,9
3 Natura 55,2
4 Google 50,6
5 Nestlé  50,5
6 Facebook 49,9
7 Colgate 49,5
8 YouTube 49,4
9 Oral B 47,1
10 WhatsApp 47

SÃO PAULO – A marca que mais foi comentada no Brasil em 2016 foi O Boticário, que se mantém no primeiro lugar há três anos. As informações são do ranking BrandIndex Buzz 2016, elaborado pelas consultorias Pointlogic e YouGov BrandIndex Brasil. Além d’O Boticário, outras marcas de cosméticos e principalmente tecnologia completam o ranking.

Dentre as 10 marcas que lideram o estudo, a Netflix, que ocupa o segundo lugar, foi a que ganhou mais pontuação entre o ranking de 2015 e 2016, com um salto de 38,7 para 55,9. A empresa também lidera o ranking específico das marcas de comunicação e tecnologia, à frente inclusive da Apple.

Além do ranking geral, o estudo também elaborou 10 rankings específicos para cada categoria: bebidas, cuidados com o cabelo, automotivo, internet, comunicação/mídia/tecnologia, cuidados pessoais, serviços financeiros, cuidados com a pele e cosméticos, comida e companhias aéreas.

O estudo foi montado a partir das respostas de consumidores à pergunta: “Se você ouviu falar de alguma marca nas duas últimas semanas, através de propaganda, notícias ou boca a boca, ela foi positiva ou negativa?”. A partir das respostas, é calculada uma pontuação de -100 a 100, resultado da subtração entre as percepções negativas das positivas. No total, cerca de 4 mil consumidores avaliaram 250 marcas.

Confira a seguir o ranking geral das marcas mais comentadas: