Balão da Alphabet, dona do Google, cai no interior do Piauí

É a segunda vez que cai um balão do projeto de internet  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Um balão do projeto Loon, que pertence à dona do Google, Alphabet, caiu na madrugada da última sexta-feira no interior do Piauí. Ninguém se feriu. O projeto tem a missão de levar internet a áreas mais remotas e população de baixa renda. 

Segundo o site Cidadeverde, que fotografou o acidente, ele se deu na comunidade Santana, zona Rural do município de Buriti dos Montes, a 250 km de Teresina. Dentro do balão havia antenas de rádio, computadores de voo, sistema de controle de altitude e painéis solares.

Ao InfoMoney, um porta-voz da X Company, empresa do Google responsável pelo projeto, confirmou o acidente e pediu “desculpas pela surpresa”. Em nota, explicou que “após um voo de pesquisa e teste de rotina, coordenamos com o controle de tráfego aéreo local para gerenciar a descida segura e lenta do balão para uma parte remota do Estado do Piauí, onde já pousamos balões com segurança antes. É também perto de onde nós fizemos um piloto do Loon com uma escola em 2014”.

Continua depois da publicidade

Segundo o porta-voz, uma equipe treinada está a caminho para recuperar o balão “para que nossos coordenadores possam aprender mais sobre seu vôo”. 

Piauí foi o primeiro estado brasileiro a receber o projeto de internet do Google, em duas cidades, em 2014. O Nordeste foi escolhido porque apenas 27% dos domicílios da região possuem acesso à internet.

No ano passado, outro balão do projeto Loon caiu no Chile, em situação semelhante. Naquele caso, o acidente foi em uma cidade a 500 km de Santiago.

Tópicos relacionados

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney