Publicidade
SÃO PAULO – Dona da Gillete, Oral-B, Pantene e Always, a Procter & Gamble é a maior anunciante de publicidade do mundo, aponta um ranking do portal norte-americano Advertising Age.
Para montar o ranking, a publicação analisa o quanto cada empresa gastou com publicidade em 2016. Juntas, as 100 maiores anunciantes chegaram a investir US$ 267 bilhões, número 3,4% maior que o registrado em 2015.
Enquanto algumas das empresas no ranking são “tradicionais” e ocupam as posições há anos, algumas novas apareceram, em sua maioria chinesas: houve um aumento de 8,7% nos investimentos em publicidade no país no ano passado. Neste ano, a previsão também é de crescimento: o valor investido pelas empresas chinesas deve chegar a US$ 80,5 bilhões, segundo um estudo da Publicis.
Continua depois da publicidade
Uma detalhe que chama atenção nesta edição do ranking é a forte presença em empresas da internet no top 10: a Tencent, Alibaba e Rakuten entraram para o ranking neste ano. Em relação somente às dez primeiras, os investimentos em publicidade tiveram um aumento de 25,8%, de acordo com a publicação.
O ranking é elaborado a partir de dados divulgados pelas próprias empresas e por outros obtidos pela AdAge. Confira a seguir as 20 primeiras marcas listadas:
Classificação | Empresa | País |
1 | P&G | Estados Unidos |
2 | Samsung | Coreia do Sul |
3 | Nestlé | Suíça |
4 | Unilever | Holanda |
5 | L’Oréal | França |
6 | Volkswagen | Alemanha |
7 | Concast | Estados Unidos |
8 | ABInbev | Bélgica |
9 | General Motors | Estados Unidos |
10 | Daimler | Alemanha |
11 | Amazon | Estados Unidos |
12 | LVMH | França |
13 | Ford | Estados Unidos |
14 | Toyota | Japão |
15 | Coca-Cola | Estados Unidos |
16 | Fiat Chrysler | Reino Unido |
17 | Alphabet | Estados Unidos |
18 | Priceline | Estados Unidos |
19 | AT&T | Estados Unidos |
20 | American Express | Estados Unidos |