Com greve, preço da batata sobe 150%; confira outras altas

 A paralisação dos caminhoneiros já chega ao seu nono dia e prejudica o abastecimento não apenas dos postos de combustíveis, mas também de serviços e varejo

Paula Zogbi

Preços dos alimentos aceleraram de 0,42% para 0,45% na quadrissemana

Publicidade

SÃO PAULO – A paralisação dos caminhoneiros já chega ao seu nono dia e prejudica o abastecimento não apenas dos postos de combustíveis, mas também de serviços e varejo. Segundo apuração  diária realizada pelo economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), a restrição de oferta dos alimentos in natura criou saltos de até 150% nos preços nesta segunda-feira (28) em comparação com a segunda-feira passada (21). 

Para captar a escalada do custo dos alimentos para as famílias, Braz comparou a variação de preços de cada dia de greve (de 21/5 a 28/5) no Rio de Janeiro e em São Paulo com o mesmo dia da semana anterior. “Assim, podemos ver o ‘andamento’ desse encarecimento.”

Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio, a estimativa preliminar do Ibre/FGV é próxima de 0,27%, como indicava o monitor de inflação até segunda-feira. Segundo Braz, a coleta para o indicador termina nesta terça-feira (29). Em abril, o IPCA subiu 0,22%.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No caso da batata, nessa metodologia, na capital paulista o aumento era de 11,64% no dia 21 e chegou a 150,13% na segunda-feira.

No Rio, no primeiro dia da greve, o tubérculo subia 16,48% e, na última sexta-feira, alcançou 98,55%, mas segunda desacelerou para 43,65%. Mas não houve redução do ritmo de alta: o problema é que muitos estabelecimentos cariocas já não tinham o produto, segundo Braz, impossibilitando a coleta dos preços.

Para efeito de comparação, a gasolina, que virou artigo raro nos últimos dias com a greve, subia 0,17% na segunda-feira (21) na comparação com o mesmo dia da semana anterior nos postos cariocas. Já na sexta-feira (25), o aumento nessa métrica era de 5,73%. “Esperávamos impacto maior quando começou a greve. Boa parte dessa taxa segue o encarecimento do combustível na refinaria.”

Continua depois da publicidade

Os aumentos do tomate e da cebola também foram maiores que o da gasolina. Em São Paulo, a cebola subia 35,11% na segunda e tinham alta de 0,72% no dia 21. No Rio, passou de 3,96% para 10,11%. Já o tomate alcançou 40,20% no dia 28 contra 16,70% no dia 21 nos mercados paulistanos.

O monitor de inflação da FGV sinaliza alta forte da batata na inflação de junho, com avanço de 61,19%. Braz destaca, contudo, que a estimativa é preliminar, pois a normalização da oferta pode abrandar os preços. Para a cebola, a indicação é de alta de 26,37%, já, para a gasolina, o monitor aponta aumento de 5,75%. Segundo ele, a inflação de maio e até a primeira quinzena de junho deve sentir o choque dos in natura por causa da greve, mas o efeito tende a ser passageiro, com a retomada do abastecimento normalizando os preços.”

Com Agência Estado

Continua depois da publicidade

Quer investir para ganhar acima da inflação? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney