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SÃO PAULO – Atualmente, é comum encontrarmos nas empresas profissionais de diferentes gerações, sendo que os baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964), a geração X (nascidos a partir da segunda metade da década de sessenta até o fim dos anos setenta) e a geração Y (nascidos entre os anos oitenta e meados da década de noventa) são os mais recorrentes.
Diante disso e, por conta da necessidade das empresas de reter profissionais, um levantamento feito pelo Hay Group revela o que é mais importante para cada geração.
O que retém?
De modo geral, liderança e clima organizacional impactam todos os profissionais, independentemente da geração. Ao considerar cada grupo, entretanto, é possível observar valores distintos.
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Os jovens da geração Y, por exemplo, consideram importante que a empresa estimule o autodesenvolvimento, tenham gestão de desempenho efetiva e ofereçam oportunidades para o alcance dos objetivos de carreira.
A geração X, por sua vez, quer uma empresa que tenha credibilidade (interna e externa), ofereça oportunidades internas e tenha administração eficiente.
Por fim, para os chamados baby boomers, é importante a imagem de confiabilidade e credibilidade interna, confiança na liderança e reconhecimento do bom trabalho.
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Incômodo
Além dos pontos mais valorizados, o Hay Group observou também o que mais incomoda cada geração, conforme é possível observar na tabela a seguir:
O que mais incomoda? | ||
---|---|---|
Baby Boomers | Geração X | Geração Y |
Falta de liberdade de expressão e medo de retaliação | Falta de perspectiva de carreira | Percepção de salário inadequado (em relação a função exercida e ao mercado) |
Falta de cuidado com o bem estar | Percepção de salário inadequado (em relação à função exercida – equidade interna) | Falta de confiança na liderança |
Falta de feedback e acompanhamento | Falta de feedback e acompanhamento | Falta de estímulo às ideias e sugestões |
Fonte: Hay Group |