8 dicas de um bom seguro

Os detalhes que fazem a diferença na hora de contratar um plano ideial para o seu perfil, e para o seu bolso também.

1. Faça uma cotação ampla

Quando você faz a cotação de seguros em mais de uma seguradora, não é apenas o preço que pode ser comparado, mas as coberturas básicas e adicionais, assim como as condições de pagamento. Assistências oferecidas em casos de emergência também podem variar bastante, por isto, fique atento ao que cada seguradora oferece.

2. Escolha o seguro adequado para seu perfil

preço do seguro pode variar de acordo com o perfil do segurado. Idade, tempo de carteira de habilitação e finalidade do veículo (passeio ou empresarial, por exemplo) são alguns dos fatores considerados. Mas, não tente burlar a seguradora omitindo informações de seu perfil para pagar menos, isto pode fazer com que você perca o direito a indenização em caso de sinistro.

3. Há muitos tipos de seguro – use isso a seu favor

mercado de seguros cresceu bastante e está bem mais flexível, não há apenas planos engessados, mas sim possibilidades que atendem às necessidades de múltiplos tipos de consumidor. Assim, não há mais desculpa para deixar seu patrimônio desprotegido, busque um seguro que atenda à sua expectativa e fique protegido.

4. O bônus premia os bons motoristas

O histórico de acidentes de trânsito também influencia na hora de baratear ou encarecer o valor do seguro auto. Bons motoristas recebem, após completar um ano de contrato sem acidentes de trânsito, um bônus utilizado na hora da renovação do contrato. Outra boa notícia: mesmo se mudar de seguradora, o segurado leva o bônus consigo.

5. O seguro só vale após a primeira parcela ser paga

Antes do seguro começar a valer, há uma série de procedimentos. Começa pela cotação, depois aceitação da proposta oferecida pela seguradora ao consumidor. Em seguida, vem a entrega da documentação, vistoria do veículo, entre outros procedimentos. Somente após a primeira parcela da apólice ser paga, começa a valer o seguro. Por isto, antecipe-se para não correr o risco de ficar desprotegido.

6. Alterações no carro devem ser comunicadas

Maiores alterações no carro devem ser registradas no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e informadas imediatamente à seguradora. É o caso de quem decide adesivar ou envelopar mais de 50% do veículo com outra cor, blindar ou rebaixar o carro, por exemplo. O mesmo vale quando o motorista troca de automóvel, pois as condições de risco mudam de acordo com a marca, modelo e ano do carro.

7. Alguns seguros são mais complexos

Dependendo do automóvel, perfil do segurado e finalidade de uso do veículo, alguns seguros precisam ser personalizados, com planos mais detalhados, como por exemplo táxis, cujos motoristas mais ficam expostos a riscos de sinistro, veículos para transporte de carga, ou carros antigos, considerados relíquias de luxo. Não tente driblar a seguradora fazendo um seguro comum para casos diferenciados, isso traz prejuízo e desgaste para você.

8. Informe-se sobre o universo dos seguros

Sinistro, prêmio, apólice, endosso… Quanto melhor você se informar sobre a linguagem utilizada, melhor será a comunicação e agilidade no atendimento em caso de sinistro. É claro que seguradoras e corretores sérios irão lhe atender da forma mais clara e transparente possível, mas compreender o que consta em sua apólice e manter-se atualizado sobre o valor de mercado de seu carro, por exemplo, podem lhe dar mais segurança se houver alguma necessidade. Para lhe ajudar um pouco, montamos o Minidicionário de Seguros, com alguns termos-chave que te ajudarão a escolher o melhor seguro.


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