Jovens que alcançam sucesso profissional cedo não têm medo de arriscar

No mercado corporativo, especialista afirma que é comum que estes profissionais tenham passado por várias empresas

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – Com apenas 24 anos, o alemão Sebastian Vettel está prestes a se tornar o mais novo bicampeão mundial de Fórmula 1. Para isso, basta marcar um ponto no GP do Japão que ocorre no próximo domingo (9).

Mas não é somente nos esportes que os profissionais se consagram com pouca idade. A situação é comum também no meio artístico, como a atriz Jennifer Lawrence que, com apenas 20 anos, foi indicada ao Oscar de melhor atriz pela atuação do filme Inverno da Alma. Já no mercado corporativo, é possível destacar  o jovem diretor-executivo de Facebook, Mark Zuckerberg, de 27 anos de idade.

Se você acha que os exemplos citados são exceções e que estão longe de sua realidade, está enganado. De acordo com o sócio da consultoria DN Consult, Dorival Donadão, a tendência é que os mais jovens alcancem o sucesso cada vez mais cedo. “Isso é um fenômeno dos tempos atuais. O acesso ao meio de informação é enorme, existe uma democratização do conhecimento”, explica.

Continua depois da publicidade

Entretanto, ele afirma que alguns se destacam justamente por conseguirem ser capazes de interligar as informações, tendo um insight ou grande ideia. Somado a isso, estes profissionais têm opinião própria. “Eles não são ‘vacas de presépio’ e não repetem o que todo mundo acha. Existe um discernimento. É um conjunto de fatores, da história de formação alinhada à competência”.

Ousadia
Outra característica marcante destes profissionais é a ousadia, eles não têm medo de arriscar, por isso vão além do lugar comum. No mercado corporativo, Donadão afirma que é comum que estes profissionais tenham passado por várias empresas, motivados especialmente por novos desafios e recompensa, incluindo a financeira.

Apesar das características positivas, a psicóloga Clarice Barbosa destaca que é fundamental que este jovem tenha cuidados com o excesso de ansiedade, impulsividade e, principalmente, com a arrogância. “Existe uma limitação emocional em gerenciar conflitos. A falta de experiência pode prejudicá-lo a anteceder um problema”, afirma.

Continua depois da publicidade

Já Donadão acredita que isso não ocorre, pois este jovem tem uma visão diferente e em momentos de conflitos saberá ter uma percepção analítica que o ajudará.

Pensar no futuro
A psicóloga acrescenta ainda que, por serem muito imediatistas, não conseguem pensar no futuro, o que futuramente pode causar frustração ao profissional. “Por não pensar e não ser preparado para isso, ele poderá entrar em conflito”, diz.

Como conselho, ela indica que a pessoa tenha um acompanhamento de um profissional ou de um coach. “O jovem, quando alcança o sucesso, deve lembrar que ele está no começo da carreira e a questão é: como ele manterá uma carreira de sucesso”, finaliza.