Otimismo do paulistano que ganha até 10 mínimos sobe mais em novembro

Enquanto o índice destes consumidores avançou 3,1%, o dos que recebem acima de 10 mínimos teve leve alta de 0,8%

Fabiana Pimentel

Publicidade

SÃO PAULO – O otimismo dos paulistanos que ganham até 10 salários mínimos subiu mais do que a dos consumidores com renda superior a este patamar em novembro, na comparação com o mês anterior.

A confiança dos consumidores menos abastados, medida pelo ICC (Índice de Confiança do Consumidor), aumentou 3,1% entre outubro e novembro, para 152,7 pontos.

Já a confiança dos consumidores da cidade de São Paulo pertencentes à faixa de renda acima de 10 salários mínimos registrou aumento de 0,8% no período, para 160,8 pontos, de acordo com dados da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) divulgados nesta segunda-feira (21).

Continua depois da publicidade

Homens e mulheres
Ainda segundo a Fecomercio-SP, os homens estão mais otimistas que as mulheres, sendo que o índice deles atingiu 160,6 pontos neste mês, ante os 150,1 pontos delas.

Frente a outubro, o índice de confiança dos homens subiu 2,9% enquanto o das mulheres subiu 1,6%.

Quando se trata da faixa etária, o consumidor com idade até 35 anos apresentou alta no índice de confiança de novembro de 0,5%, chegando a 156,8 pontos. Os consumidores com mais de 35 anos tiveram aumento de 5,6%, com o indicador marcando 152,9, pontos.

Continua depois da publicidade

Sobre a pesquisa
O ICC é apurado mensalmente pela Fecomercio-SP desde 1994. Os dados são coletados com cerca de 2.200 pessoas na região metropolitana de São Paulo.

O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores, levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.