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SÃO PAULO – A falta de agilidade na comunicação entre instituições de ensino superior e estudantes é a maior queixa dos alunos de Educação a Distância do Brasil. O dado consta em um ranking preparado pela ABE-EAD (Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância), que ouviu 15.012 estudantes de 58 faculdades e centros universitários que ofertam ensino a distância no país.
Entre os quesitos que os alunos avaliaram, estão a qualidade dos cursos, o material das aulas, o sentimento de aprendizado e a velocidade dos professores para responder aos estudantes – sobre dúvidas, esclarecimentos e informações. E é aí que está o maior problema. “Muitos estudantes demoram para ter suas dúvidas atendidas pelas IES (Instituições de Ensino Superior), e essa é uma das maiores dificuldades que esse sistema ainda enfrenta”, aponta o presidente da ABE-EAD, Ricardo Holz.
Para Holz, apesar de alguns entraves, as instituições, em geral, têm melhorado a qualidade de seu ensino. “Existe um grande esforço convergente entre IES e entidades representativas para que a metodologia funcione ao seu extremo e leve com qualidade cursos para todo o país, o que resultará com o tempo no reconhecimento da EAD no Brasil”, avalia.
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Prova disso é que apenas 11 das 58 instituições avaliadas pelos alunos tiveram nota geral inferior a 3 (nível satisfatório) em uma escala de 1 a 5 (onde cinco é a nota máxima). Por outro lado, só duas alcançaram a nota máxima: FGV e AIEC.
Para o presidente da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), Fredric Michael, a pesquisa realizada pela associação dos estudantes tem credibilidade e aponta uma das demandas para as quais as instituições devem estar mais atentas.“Antigamente, bastava oferecer um bom conteúdo que tudo estava resolvido. Hoje, é condição fundamental para sucesso do ensino que o conteúdo venha acompanhado do devido suporte ao aluno”, explica.
Como escolher?
Holz explica que há diferentes plataformas de ensino e que, ao escolher, o aluno deve compreender que as propostas de cursos são formatadas de acordo com o público com o qual trabalham. “Temos ofertas de cursos que usam mais a web, centrados na classe C e B e os modelos focados em aulas via satélite, material impresso e apoio presencial focado em classes C e D. Ambos têm sua eficiência e certamente com o tempo estes modelos vão se diversificando por todo o extrato social”.
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Os valores de mensalidades também são bastante diferentes entre as instituições – há escolas que cobram menos de R$ 130 por mês, enquanto FGV e AIEC (as primeiras no ranking) praticam preços próximos de R$ 550 na graduação.
Ao selecionar a instituição de ensino, Michael orienta os potenciais alunos a avaliarem a reputação da instituição, conhecer a qualificação do tutor (que vai sanar dúvidas e atender as demandas dos alunos) e pesquisar grades curriculares. “Um bom curso de graduação a distância tem o seu preço, tanto para manter servidor quanto para custear material de qualidade e tutores com experiência e conhecimento”, analisa o presidente da Abed.
Apesar de destacarem a existência de instituições sem o devido cuidado com a estruturação do ensino e as relações com os alunos, ambos representantes do setor reforçam o nível de qualidade alcançado por algumas instituições. “A maioria das instituições está aperfeiçoando e corrigindo seus métodos e a qualidade está melhorando muito”, diz Holz. O presidente de Abed corrobora: “Algumas instituições mostraram que é possível proporcionar altos níveis de aprendizado e estão servindo como referência na área”.
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Confira, abaixo, o ranking das melhores instituições no ensino a distância, segundo a avaliação dos estudantes:
Ranking melhores no ensino a distância | |||
---|---|---|---|
Instituição | Nota geral | Nota final | Posição |
FGV | 4.91 | 5 | 1 |
AIEC | 4.75 | 5 | 2 |
Cesumar | 4.70 | 4 | 3 |
Unisul | 4.69 | 4 | 4 |
Uninter | 4.68 | 4 | 5 |
PUC* | 4.67 | 4 | 6 |
Unialssevi | 4.65 | 4 | 7 |
Claretiano | 4.63 | 4 | 8 |
Metodista | 4.62 | 4 | 9 |
COC | 4.61 | 4 | 10 |
*PUC-SP, PUC-Rio e PUC-Minas têm a mesma nota |