Saiba em quais profissões a infraestrutura da universidade é fundamental

De maneira geral, nas profissões ligadas à saúde, é preciso verificar laboratórios; em humanas, analise a biblioteca

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – Existem alunos que, ao ingressarem na universidade, ficam decepcionados com a infraestrutura. Às vezes, faltam livros na biblioteca, não há computador disponível para todos, os equipamentos estão quebrados, além de outros aborrecimentos que surgem no decorrer do curso.

Para evitar essa frustração, o professor e coordenador de Vestibulares do Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, explica que o aluno deve conhecer pessoalmente a universidade antes de fazer a inscrição para o vestibular.

“Algumas universidades, como a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), informam as datas de visitação em seus sites. Mas a visita não é para ver prédio, mas tirar dúvidas, conversar e assistir palestras”, afirma.

Continua depois da publicidade

Além disso, Nascimento orienta que o aluno avalie o corpo docente e discente da faculdade.

Importância da infraestrutura nas áreas
O professor explica que a infraestrutura é fundamental principalmente em profissões voltadas para as áreas biológicas e tecnológicas, já que ela promove o aprimoramento do conhecimento.

No caso dos vestibulandos de medicina, é necessário analisar se há um hospital disponível. De maneira geral, nas profissões ligadas à saúde, é preciso verificar os laboratórios. 

Continua depois da publicidade

Já na área de humanas, é importante ter um laboratório de informática de qualidade e bibliotecas. Mas se a infraestrutura deixar a desejar, Nascimento afirma que o aluno não será muito prejudicado, pois pode recorrer a outros meios, como bibliotecas públicas, comprar livros, entre outros. “O aluno até pode superar as falhas estudando sozinho, mas é mais difícil”, finaliza.