Mulheres que lideram homens: desafio é superar o preconceito

De modo geral, gerir uma equipe é sempre delicado; para mulheres que lideram homens, questão cultural pode dificultar mais

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar de todo o avanço da participação feminina no mercado de trabalho, segundo especialistas, algumas questões ainda precisam ser resolvidas. No que diz respeito à liderança, o desafio é superar o preconceito, especialmente quando a equipe liderada é formada exclusivamente por homens.

De modo geral, gerir uma equipe é sempre algo delicado. No caso de mulheres que lideram homens, os desafios podem ser ainda maiores, por conta da cultura social. Ainda assim, na opinião da consultora da Idort/SP, Elisabete Aparecida Alves, a questão não deve ser transformada em uma bandeira.

“A mulher não deve encarar a situação como uma bandeira, achando que tem de provar que sabe fazer, ou ainda, que sabe fazer melhor do que um homem. Agindo assim, ela corre o risco de não só não resolver o problema, se ela enfrenta resistência por parte de equipe, por exemplo, como ainda pode acirrar ainda mais o preconceito”, diz.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Questão é de postura
Independentemente se a equipe liderada é formada apenas por homens, é comum que a mulher tenha sua capacidade questionada, afirma a consultora de Recursos Humanos do Grupo Soma, Jane Souza.

Nestes casos, ela deve sempre se portar com profissionalismo, tendo uma postura mais firme – porém não autoritária – no início do contato com a equipe e nunca abrindo mão da autoconfiança.

A consultora diz ainda que homens e mulheres lidam de forma diferente com a pressão, sendo que ao trabalhar com homens é provável que a líder se depare com um comportamento mais agressivo ou debochado.

Continua depois da publicidade

Se isso ocorrer, ela aconselha que a chefe mostre à equipe ou ao colaborador que tal comportamento não é adequado e aceitável. Entretanto, diz, ela não deve jamais revidar ou perder a razão.

Elisabete concorda e acrescenta: “independentemente de ser homem ou mulher, para ser líder é preciso ter equilíbrio emocional para trabalhar as questões e os desafios da liderança”.

Números
De acordo com estudo conduzido pelo Great Place to Work, empresa global especialista em ambiente de trabalho, no ano passado, 43% dos postos de trabalho das 100 melhores empresas para trabalhar, que juntas empregam 403.587 funcionários, eram ocupados por mulheres.

Continua depois da publicidade

Dentre os postos de liderança, elas respondem por 36%, sendo que nas empresas presididas por mulheres, o índice de confiança dos funcionários nas organizações é de 83%, contra 81% das empresas lideradas por homens.

Mesmo assim, aponta o levantamento, de modo geral, a mulher ainda ganha menos, leva mais tempo para atingir cargos de liderança e dedica mais tempo ao estudo, formação e aprimoramento profissional.