Carreiras: o certo e o errado na hora de arrumar a mesa de trabalho

Para consultores, na hora de arrumar a mesa de trabalho, a pessoa deve observar a cultura da empresa

Publicidade

SÃO PAULO – Assim como você cuida da sua imagem e do seu comportamento no ambiente de trabalho, a sua mesa do escritório também merece atenção especial, segundo alertam especialistas.

De acordo com a consultora de etiqueta corporativa Renata Mello, o principal erro dos profissionais é achar que a mesa de trabalho é uma extensão de casa, podendo ser arrumada como a escrivaninha do quarto. “As pessoas precisam ter limite e bom senso, pois uma mesa muito poluída pode passar uma imagem equivocada ”, diz.

O diretor da HLCA- Human Learning Consultores Associados, Jorge Matos, concorda e acrescenta: “de maneira geral, quanto mais organizada, limpa e com coisas não chamativas for a mesa, melhor”.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O que não pode?
Segundo os consultores, na hora de arrumar a mesa de trabalho, a pessoa deve observar a cultura da empresa e tentar evitar coisas que saiam do padrão daquele ambiente, porém respeitando o seu estilo próprio.

Excesso de fotografias, objetos que saiam das cores padrão da empresa, alimentos, bichos de pelúcia, plantas, objetos futebolísticos e com um humor não muito refinado devem ser evitados. Além disso, o hábito de colar adesivos no monitor ou no aparelho de telefone da empresa deve ser abolido.

“Neste caso, pode ser visto como falta de educação, já que dificulta a limpeza e, se retirado, pode deixar marcas. Nos outros casos, como colocar bichos de pelúcia, pode passar a mensagem de que aquela pessoa é muito infantil e até mesmo imatura para assumir um posto de maior responsabilidade”, explica Renata.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, diz ela, um porta-retrato, desde que com uma foto comportada, e um ou outro brinquedo que sirva para afastar o estresse não são mal vistos.

Dividindo mesa
Como já foi dito, a arrumação da mesa no ambiente de trabalho deve ser feita com bastante atenção, sendo que este cuidado deve ser redobrado para aqueles profissionais que dividem mesa.

Assim, quem se encontra nesta situação, observa Matos, deve priorizar um mesa clean e, se possível, cada um ter o seu próprio porta-lápis, até mesmo para evitar conflitos.

Continua depois da publicidade

No mais, diz Renata, as pessoas não devem colocar coisas de muito valor em suas mesas, inclusive sentimental, para impedir que acidentes causem desentendimentos com colegas. Por fim, acrescenta, “ a mesa deve ficar sempre arrumada e limpa, para facilitar o trabalho dos funcionários da limpeza.