Antecipação do 13º salário para aposentados é oficializada em decreto

Primeira parcela será paga em agosto e corresponderá a até 50% do benefício

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O governo publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (17) o decreto que antecipa a primeira parcela do 13º salário dos aposentados para agosto. Até 50% do benefício poderá ser depositado neste primeiro pagamento.

A medida, de acordo com estimativa do governo, representará uma injeção de R$ 21 bilhões na economia. A outra parcela do abono anual será paga em novembro.

O documento entra em vigor na data de sua publicação. No ano passado, Temer assinou decreto semelhante para que aposentados e pensionistas recebessem a primeira parcela do 13º no final de agosto.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O direito ao 13º para aposentados é concedido a quem, durante o ano, recebeu benefícios previdenciários como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.

O benefício é temporário, então, a antecipação será calculada proporcionalmente ao período. Um benefício iniciado em janeiro e ainda em vigor em agosto terá o 13º terceiro salário calculado sobre oito meses. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney