Por unanimidade, STJ decide soltar Michel Temer

Os ministros entenderam que o bloqueio de bens, a proibição de contato entre os acusados e a entrega do passaporte são medidas alternativas que afastam a necessidade de prisão nesse caso

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Por unanimidade, os ministros membros da Sexta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) votaram, na tarde desta terça-feira (14), pela soltura do ex-presidente Michel Temer (MDB), preso em São Paulo desde a última quinta-feira.

Em julgamento de pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do emedebista, o ministro Antônio Saldanha, relator do caso no tribunal, pediu a substituição da prisão por medidas cautelares. Ele foi acompanhado pelos ministros Laurita Vaz, Rogerio Schietti e o presidente da turma, Néfi Cordeiro.

“Além de razoavelmente antigos os fatos, o prestígio político para a empreitada criminosa não mais persiste. Michel Temer deixou a Presidência no início deste ano e não exerce mais cargo de relevo”, afirmou Saldanha. Na avaliação do relator, “não foi tratado nenhum fato concreto recente para ocultar ou destruir provas”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Já Laurita Vaz, embora tenha reiterado concordância com o juiz Marcelo Bretas sobre a “enorme reprovabilidade de crimes desta natureza”, a luta contra a corrupção “não pode virar caça às bruxas”. “É dever do Judiciário garantir em todos os casos, para todos os acusados, o devido processo legal”, defendeu.

Os ministros do STJ entenderam que o bloqueio de bens, a proibição de contato entre os acusados e a entrega do passaporte são medidas alternativas que afastam a necessidade de prisão nesse caso. O pedido de liberdade também foi estendido ao amigo do ex-presidente e coronel reformado da PM, João Baptista Lima.

Temer é acusado de comandar uma organização criminosa que recebeu pelo menos R$ 1,8 bilhão em 40 anos. O grupo é suspeito de negociar propina nas obras da usina nuclear de Angra 3.

Continua depois da publicidade

Insira seu e-mail abaixo e receba com exclusividade o Barômetro do Poder, um estudo mensal do InfoMoney com avaliações e projeções das principais casas de análise política do país:

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.