Postergar, o antônimo perfeito para a era da digitalização

 O “vamos monitorando“ havia impactado a imagem da empresa e havia bagunçado todos os departamentos da companhia

Equipe InfoMoney

Publicidade

Renato Acciarto é jornalista e especialista em Comunicação Empresarial

Quando seo João chegou à empresa pela manhã, antes de começar a limpeza, encontrou um macaquinho no canto da sala da área de Relações com os Clientes.
Não sabia o que fazer, então esperou o restante do pessoal chegar.
Às 8h, quando o Sr. Roberto, responsável pelo departamento adentrou à sala, não encarou aquele macaquinho como problema.

Deu comida para ele, e por mais que as pessoas de outros departamentos como Jurídico, Marketing e Vendas, insistissem para que uma destinação correta fosse dada ao pobre animal, o Sr. Roberto preferiu esperar.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Vamos monitorando ele, por enquanto, não se preocupem com o macaquinho”, dizia o Sr. Roberto. O macaquinho foi sendo “empurrado com a barriga”, virou parte da paisagem e já não assustava mais ninguém com seus gritos e pulos de vez em quando.

Um dia, após as férias de final de ano, seo João, o faxineiro, chegou pela manhã e percebeu que a empresa inteira estava bagunçada, impactada pelas travessuras incontroladas do macaco. Seo João ficou bravo e começou a procurar aquele macaco, que era problema apenas do Sr. Roberto.

De repente, o seo João sentiu seu coração bater em ritmo acelerado. Seus olhos não podiam acreditar no que viam. O macaquinho havia se transformado em um gorila, cópia do King Kong. Fora do cercadinho do pessoal de Relações com o Cliente, o gorila afetara toda a empresa, inclusive arranhando aquele logo bonito da companhia, que ficava na entrada do prédio, perto da recepcionista.

Continua depois da publicidade

Quando todos chegaram, começaram a se perguntar por que deixaram aquele pobre macaco sem um cuidado correto. A estratégia, ou a falta de havia falhado. O “vamos monitorando” do Sr. Roberto havia impactado a imagem da empresa e havia bagunçado todos os departamentos. Uma procrastinação e uma falta de cuidado com o macaco, que resultaram em rebeldia. O tema ficou público e a tevê local publicou reportagem e os influenciadores digitais fizeram postagens em favor do macaco.

Agora tente substituir esse macaco pelo cliente com problemas que você tanto despreza ou posterga sua solução. Não demonstra cuidado.
Ou substitua o macaco por uma ação que sua empresa precisa tomar para evoluir, se desenvolver, por mais difícil e trabalhosa que possa ser.
Em ambos os casos, a falta de atitude, a omissão de um líder faz com que o problema que era pequeno, se agigante.

Não importa se o macaquinho é do Zé das Couves. Com as mídias sociais, ele também tem voz e se você não se preocupar com o problema dele, o cliente pode de uma hora para outra bagunçar sua empresa, arranhar sua imagem, com razão. Hoje ele é Sr. José dos Vegetais ou então somente Dr. José. Todo cliente merece ser tratado com relevância.

Lembre-se: hoje em dia, a palavra procrastinar se transformou em um antônimo perfeito para a digitalização, evolução e construção de imagem de uma empresa.