“Dedo gordo” faz ações da Petro dispararem 2,3% em 3 minutos e limpar book de ofertas

É impossível determinar quem causou o dedo gordo, mas nos três minutos que esse evento ocorreu, o Credit Suisse foi responsável por 20% das compras

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Alguns investidores, primariamente traders, devem ter passado por confusão e raiva na tarde desta sexta-feira (1). Um erro de “dedo gordo” (quando um investidor coloca uma ordem acima do que deveria por erro de digitação) aconteceu com a ação preferencial da Petrobras (PETR4) próximo do fim do pregão, com uma ordem, aparentemente, grande. 

As ações da petrolífera saltaram de R$ 19,90 para R$ 20,35 em três minutos – cerca de 2,3% de valorização -, já que essa ordem “limpou” o book de vendas e acionou o stop loss de muitos que operavam vendidos na ação (aqueles que apostam na queda da ação), botando ainda mais lenha no fogo. Poucos minutos depois, as ações já tinham voltado ao preço anterior.

É impossível determinar quem causou o dedo gordo, mas nos três minutos que esse evento ocorreu, o Credit Suisse foi responsável por 20% das compras, sendo, inclusive, os grandes compradores no início da movimentação – com grandes ofertas -, que ocorreu das 16h41 (horário de Brasília) até os 16h44.