Erramos: Petrobras pode ter descoberto reserva de 1 bi de barris de petróleo

Descoberta em Sergipe reforça que o nordeste se torne a nova fronteira petrolífera do Brasil

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – A Petrobras (PETR3; PETR4) pode estar próxima de anunciar descobertas gigantescas em Sergipe, disseram fontes à Reuters nesta quinta-feira (26). O campo, concedido para a Petrobras e a IBV Brasil, pode ter mais de um bilhão de barris de petróleo, que valem cerca de US$ 100 cada, dando o campo o valor de US$ 100 bilhões caso seja explorado até a última gota. A quantidade de barris pode chegar até 2 bilhões. 

Isso reforça que o nordeste se torne a nova fronteira petrolífera do Brasil. De acordo com a agência Reuters – que diz ter ouvido cinco fontes ligadas ao governo e a indústria -, o bloco de concessão SEAL-11 contém grandes quantidades de gás natural e petróleo leve de alta qualidade. A Petrobras detém 60% do bloco de concessão, e a IBV, uma joint-venture entre Bharat Petroleum e Videocon Industries, tem 40%. 

Como operadora do bloco, a Petrobras já registrou descobertas na área junto com à ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), mas ainda terá de anunciar estimativas sobre o potencial da reserva. A Petrobras está perfurando poços de avaliação e acredita que essas reservas serão mais fáceis e baratas do que o pré-sal, já que estão em áreas menos profundas. 

Continua depois da publicidade

De acordo com a Reuters, a descoberta deve fazer com que Sergipe se torne a melhor área para a Petrobras depois do pré-sal, em termos de perspectiva. Até o momento, foram encontrados dez indícios de petróleo e gás em sete poços perfurados no bloco SEAL-11, o que mostrariam que Sergipe é uma nova província de petróleo na região. 

A companhia fez mais oito descobertas no bloco SEAL-10, que é totalmente controlado pela estatal. A Petrobras devem solicitar que a ANP aprove 8 planos de avaliação de descoberta para a região, que é o último passo antes do campo ser declarado comercialmente viável. Procurada pela Reuters, a Petrobras declinou em dizer quantos barris de petróleo estima ter em SEAL-11.