Petrobras tem importância cada vez maior para a economia brasileira, diz S&P

Estatal brasileira e Petróleos Mexicanos realizarão investimentos de US$ 340 bilhões nos próximos cinco anos

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Para a agência de classificação de risco Standard Poor’s, os investimentos cada vez mais agressivos das companhias petrolíferas latino-americanas para expandir a exploração de petróleo ganham importância crescente no desempenho econômico de alguns países.

A brasileira Petrobras (PETR3; PETR4) e a Petróleos Mexicanos planejam realizar investimentos de US$ 340 bilhões nos próximos cinco anos. A Petrobras reforça a aposta em reservas de petróleo pesado em águas ultra-profundas. Já a Petróleos Mexicanos provavelmente irá obter vantagens na reforma da legislação de 2008 para impulsionar sua produção.

De acordo com o Standard & Poor’s, o tamanho dos programas de investimentos podem levar a um fluxo de caixa negativo para estas companhias nos próximos períodos. Porém, esse aumento dos gastos indica uma importância cada vez maior das companhias para o Brasil e México, aumentando as possibilidades dos governos de ambos os países apoiarem os projetos destas petrolíferas, caso necessário.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.