Conteúdo editorial apoiado por

Investimentos em LCI e LCA podem perder isenção de imposto, diz jornal

Atualmente, os investimentos de pessoas jurídicas em LCI e LCA já pagam 25% de imposto de renda

Weruska Goeking

Publicidade

 SÃO PAULO – O governo federal estuda aumentar a arrecadação de impostos em 2018 com o fim da isenção de imposto de renda para investimentos de pessoas físicas em LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), segundo o jornal O Estado de S. Paulo.

 Atualmente, os investimentos de pessoas jurídicas em LCI e LCA já pagam 25% de imposto de renda. Segundo a reportagem, não está prevista mudança na tributação dos títulos públicos.

 O ministro da Fazenda Henrique Meirelles encomendou uma análise técnica para sua equipe sobre as novas medidas que poderão ser adotadas. A equipe tem duas semanas para entregar o estudo.

Ebook Gratuito

Como declarar investimentos no Imposto de Renda

Cadastre-se e receba um manual com as informações necessárias para declarar cada tipo de investimento

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 A reportagem apurou que está praticamente descartado um aperto na carga tributária neste ano. Para 2018, no entanto, será necessário. Há dúvidas sobre a eficácia da possibilidade de tributação de dividendos distribuídos aos acionistas, alternativa que vem sendo sugerida por diversos economistas.

 Segundo uma fonte da equipe econômica, essa tributação faz parte de uma discussão “macroeconômica de difícil avaliação sobre se o ganho é maior do que o custo”. A fonte destacou que estudos do governo sobre essa alternativa ainda não são conclusivos.