Guru do mercado diz que motivos pelos quais pessoas compram imóveis não fazem sentido nenhum

Para Ramit Sethi, as pessoas podem investir muito melhor seu dinheiro do que em imóveis

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O investimento em imóveis é um queridinho tanto dos brasileiros quanto dos americanos. Mesmo assim, nem sempre essa é uma alternativa rentável ou inteligente para se investir. O guru do mercado americano Ramit Sethi explicou em texto no site Business Insider que as razões pelas quais pessoas jovens investem nesse mercado não fazem sentido.

Ele conta que conversou com uma amiga de 28 anos e perguntou o porquê de ela cogitar comprar uma casa. A resposta dela foi que não queria desperdiçar dinheiro com aluguel. Para o especialista, no entanto, essa frase não é verdade para todo mundo, uma vez que, por exemplo, se você quiser morar em uma área cara, faz mais sentido alugar do que comprar. Se você conseguir investir bem o dinheiro que aplicaria em um imóvel, ele pode render mais do que os gastos com um aluguel, por exemplo.

Ramit explica que muitas pessoas jovens contam com dinheiro e, por isso, querem investir seu dinheiro em algo que acham que faz sentido e que sejam tangíveis. No entanto, em muitos casos, existem outros investimentos que acabam fazendo muito mais sentido e sendo mais rentáveis.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Contudo, as pessoas acabam não investindo seu dinheiro no mercado financeiro por várias barreiras, e uma delas é a falta de conhecimento total sobre como aplicar bem o dinheiro. Além disso, há, também uma questão de status social envolvida, afinal, uma pessoa jovem que tenha sua própria casa acaba chamando atenção dos outros. No entanto, nenhum desses motivos faz com que comprar uma casa seja um investimento inteligente

Ele conta que é importante que as pessoas se eduquem e leiam livros sobre investimentos. Afinal, se alguém quer gastar uma quantia de seis ou sete dígitos em um imóvel, porque não ler um pouco sobre investimento antes por um custo muito menor? O mercado de ações, por exemplo, tem retornos históricos de longo prazo maiores que o de imóveis e com liquidez muito mais alta. Mesmo assim, se você quiser comprar um imóvel, o conselho do indiano é que você saiba tudo que puder sobre o mercado imobiliário, para assim fazer uma boa decisão na hora de comprar.