4 princípios de investimento para manter em momentos de crise e conseguir mais dinheiro

É possível investir com segurança mesmo em momentos de caos

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Que o Brasil vive uma crise como há muito não se via, todo mundo já sabe. No entanto, como as pessoas podem fazer suas estratégias para dinheiro nesse caso? O assessor financeiro Jansen Costa, da Fatorial Investimentos, elaborou quatro princípios para serem mantidos em tempos de turbulência.

1 – Crie metas de investimento claras e adequadas
“Em primeiro lugar, crie metas de investimento claras e adequadas. Investidores que tem objetivos bem definidos têm mais chances atingi-los do que os simplesmente guardam dinheiro. O ato de apenas guardar dinheiro não cria real compromisso em você”, aponta o assessor. “Comece definindo metas de longo prazo que sejam razoáveis e mensuráveis”.

2 – Não tome risco desnecessariamente
“Com seus objetivos definidos e sabendo qual seu ponto de partida, você precisará desenvolver um plano de investimentos capaz de atingir seu objetivo com o menor risco possível”, prossegue. “É importante entender que ninguém deve assumir riscos se eles não são necessários para atingir seu objetivo. Partindo pelo princípio que para alcançar seu objetivo no prazo determinado, você não consegue através de produtos de renda fixa, você deverá sim partir para produtos com mais risco, se seu perfil de investidor permitir“, explica Jansen.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 – Minimize os custos
“A matemática é cruel: os custos mais elevados podem corroer significativamente o crescimento de uma carteira de investimentos ao longo do tempo. Quando falamos de custos, não falando apenas do custo de aquisição e manutenção dos investimentos, taxa de administração, manutenção de conta, corretagem. Estou aqui incluindo um “sócio” importante das suas operações: os impostos”, destaca o assessor. “Estudos mostram que uma alta rotatividade dos investimentos na carteira dos investidores, geram uma redução significativa nos lucros a longo prazo”.

4 – Mantenha o foco e a disciplina
“Esqueça o dia a dia dos mercados e foque nos seus objetivos de longo prazo”, aconselha Jansen. O assessor afirma que é comum ser bombardeado por notícias de mudanças bruscas no cenário de investimentos, no entanto, o melhor é manter sua estratégia sem se desviar.